Economia

Compras na internet: entenda as tecnologias que estão por trás dessa facilidade

27 set 2019 às 08:20

Sites eficientes e utilização de softwares são algumas das principais tecnologias que precisam ser utilizadas para permitir a compra integrada para os consumidores.

Foi-se o tempo em que as pessoas, para adquirir algum produto, precisavam ter dias livres para ir aos centros comerciais procurar pelos melhores produtos e as lojas com as melhores condições de pagamento. Hoje em dia, quando surge a necessidade de um algum serviço ou produto, é comum que se procure na internet quais as lojas mais próximas que os oferecem.

Ao encontrar o que procuram, muitas pessoas nem sequer se preocupam em sair de casa e realizam as compras pela internet, adeus lojas movimentadas e filas quilométricas na hora de pagar. Quem não gosta de esperar muito tempo pelo delivery, por exemplo, tem a opção de comprar online e retirar o produto na loja física.

As possibilidades de compras graças à existência e uso da internet são muitas e os lojistas e varejistas têm investido cada vez mais na experiência integrada de consumo, isto é, na possibilidade do consumidor ter uma vivência de compra online igual a que tem no mundo offline.

E, embora as compras na internet pareçam relativamente simples elas exigem bons investimentos, por exemplo, em alguns softwares específicos e muita tecnologia.

Omnichannel: o conceito por trás das compras integradas

Falar em compra integrada, ou seja, na possibilidade dos consumidores encontrarem os mesmos produtos e as mesmas experiências nas lojas físicas e nos e-commerces é falar em omnichannel, um conceito que é relativamente novo para os consumidores e mesmo para muitos lojistas, varejistas e empresários.

Embora seja uma novidade, o omnichannel já vem sendo implementado nos mais diferentes setores — desde o ramo de serviços aos varejistas — e pelas empresas dos diferentes tamanhos: das pequenas às grandes.

Como funciona o omnichannel na prática

Com o cotidiano corrido, muitas pessoas passam por lojas nos shoppings, por exemplo, mas não conseguem parar para analisar os produtos da forma como gostariam. O que muita gente faz nessa situação? Em casa, entra na internet,  e com calma procura pelos produtos desejados.

Ao encontrar nos sites as informações de que precisam, muitas pessoas voltam para a loja para realizar a compra, mas muitos consumidores optam por simplesmente adquirir os produtos nos e-commerces. Essa é uma prática do omnichannel. 

Outra possibilidade é navegar pelas redes sociais e, de repente, encontrar o anúncio de algum produto. Se, ao clicar na publicação anunciante, a pessoa consegue, com facilidade, encontrar o produto que procura, além das informações sobre pagamento e data de entrega, ela está, mais uma vez, experimentando na prática a compra integrada.

Tecnologias aplicadas no processo

Geralmente, para ter um sistema de compras integradas, além de ter um site eficiente, é necessário que o empresário invista em bons softwares que fazem, por exemplo, o controle dos produtos em estoque, a precificação, a qualidade e a quantidade de produtos a serem escoados por dia.

Ou seja, um dos primeiros passos para implementar um om omnichannel é garantir que o site em que o produto vai ser oferecido é eficiente e não oferece problemas para quem navega.

A outra etapa é garantir que o controle do estoque, os preços e a entrega dos produtos sejam feitos de forma ágil e precisa e, para isso, softwares como os do tipo ERP (Enterprise Resource Planning) são os mais utilizados.

Também são importantes as ferramentas específicas para negócios que permitem que o consumidor adquira o produto na internet e retire na loja. Nesse caso, são necessários softwares para controle do estoque e, mais precisamente, de fluxo de mercadorias. Esse controle, geralmente, também é feito através de softwares.

 

Possibilidade de expansão para as marcas 

Empresários mais conservadores costumam dizer que preferem manter apenas um canal de venda para os seus produtos e serviços porque a diversificação pode acabar enfraquecendo sua principal força, as lojas físicas.

Mas, os especialistas em business costumam lembrar que, na verdade, o omnichannel permite que as empresas ampliem a marca, isto é, a tornem mais conhecida e mais forte também no mundo online.

De forma alguma esse processo enfraquece as empresas. Dizer isso, alertam os especialistas, é desconhecer que o comportamento de compra está cada vez mais integrado ao universo online.

Ou seja, quem não realiza esse movimento de expansão, na verdade, corre o risco de se enfraquecer, já que pode ser engolido por outras empresas que têm canais integrados de compra e venda de produtos.