Todos os locais
Todos os locais
Economia
Brasil

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

Empréstimo não pode ser contratado por telefone
06 abr 2025 às 15:32
Por: Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, entidades de defesa do consumidor alertam para os cuidados a serem tomados antes de contratar o empréstimo.


O crédito terá como garantia recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com algumas regras que devem ser observadas com muita cautela pelos consumidores. Uma delas é o comprometimento de até 35% do salário para o pagamento das parcelas e a garantia do crédito até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.


“Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica”, alerta o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Luiz Orsatti Filho.


Para ele, é preciso que o interessado compreenda muito bem as regras e avalie a real necessidade do empréstimo, analisando se a contratação não irá comprometer o orçamento e gerar uma situação de endividamento.


Taxa de juros

Outras notícias

Haddad não teme "tarifaço" imposto por Trump: "Brasil está em uma posição privilegiada"

Em nova resposta, China anuncia que vai aumentar para 125% taxas de produtos dos EUA

Manga, tomate e ovo: saiba os alimentos que foram 'vilões' na inflação de março


O Procon-SP alerta ainda para o fato de que a taxa máxima de juros deve incluir todos os custos da operação. “Não é permitida qualquer outra cobrança como tarifa, sob qualquer justificativa. É proibido estipular prazo de carência para o início do pagamento das parcelas. Ao receber o empréstimo, o beneficiário não poderá começar a pagar meses depois”, explica o Procon-SP.


Antes da assinatura do contrato, é preciso estar atento ao valor total contratado com e sem juros, a taxa mensal e anual de juros, o valor, número e periodicidade das prestações, a data do início e fim dos descontos e o custo efetivo total. Todas essas informações devem ser fornecidas pelos bancos e financeiras.


O consumidor deve se lembrar ainda de que as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento pelo eSocial, sistema público que unifica de forma obrigatória informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores e empregados de todo o país.


A nova modalidade de empréstimo consignado não pode ser contratada por telefone, só pelos canais oficiais das instituições financeiras, após proposta recebida no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).


Para a advogada especialista em Direito do Consumidor, Renata Abalem, o ideal é não fazer dívidas, portanto, o melhor é analisar muito bem a necessidade de contrair o consignado.


“Se for para pegar esse dinheiro, que seja para comprar um bem durável. Se o objetivo for o de pagar uma outra dívida, que esse pagamento seja bem alinhavado para não ser ainda um prejuízo maior, porque uma dívida é um pacto de obrigatoriedade”, finaliza.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Atividade econômica brasileira cresce 0,4% em fevereiro

Economia
Imagem de destaque

Itaipu registra saldo positivo de US$ 680 milhões em 2024

Economia

Lula sanciona Orçamento de 2025 com dois pequenos vetos

Economia

Casa Branca: Tarifa sobre China vai a 145%, incluindo 20% antes das taxas recíprocas

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Familiares de adolescente vítima de acidente fazem oração em frente ao hospital

Cidade
Londrina e região

Homem em regime semiaberto morre em confronto com a Rotam na zona norte

Cidade
Londrina e região

Idosa atropelada na zona norte morre dois dias após o acidente; polícia investiga

Cidade
Londrina e região

Motorista que atropelou idosa na zona norte se apresenta à Delegacia de Trânsito

Cidade
Londrina e região

Vizinho é esfaqueado após tentar defender mulher na zona leste de Londrina

Podcasts

CULINÁRIA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 11 | André Conceitino, o senhor churrasco

AGRONEGÓCIO

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 10 | Marcelo El-Kadre, presidente da Sociedade Rural

EXPOLONDRINA

Podcast Tá no Pod ExpoLondrina 2025 | EP 9 | A Sociedade Rural do Paraná e o agronegócio

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.