Economia

Construção civil empurra desenvolvimento da zona norte de Londrina

09 fev 2022 às 11:28

A região Norte de Londrina tem ganhado espaço, destaque e novos moradores. Desde a criação da avenida Saul Elkind, a localização não para de crescer. Um exemplo disso, é uma pesquisa do Sebrae realizada em 2019 que apontava o local com apenas cinco construções verticais e, um ano depois, a visão é outra, com incontáveis prédios a surgir. “Estamos acompanhando uma evolução rápida desse lugar, até porque vimos que o Centro já não tem muito para crescer”, destacou o empresário Norberto Farinha, um dos pioneiros da abertura de novos loteamentos.

Somente uma construtora de Curitiba, tem atualmente, 6 empreendimentos previstos para a região. Segundo estimativa da empresa, serão construídos e entregues mais de 4 mil apartamentos nos próximos anos. “Sempre estamos atentos a expansão, não apenas de mercado, mas também das cidades e vemos no Norte de Londrina uma região que em breve se tornará um segundo centro”, relatou a gerente comercial da Pride Construtora e Incorporadora, Vevianne Jacques.

A construção civil representa 15% do PIB da cidade de Londrina e está em franco crescimento. Para o presidente Sinduscon Paraná Norte, Sandro Marques de Nóbrega, os empreendimentos têm aquecido o mercado da cidade e são essenciais para o desenvolvimento econômico.  

“O setor da construção civil é pujante em Londrina, representa cerca de 15% do PIB local, e está entre as atividades que mais emprega. De acordo com o novo CAGED, o saldo é positivo em mais de 1.616 vagas nos últimos 12 meses. A implantação de um novo empreendimento tem a capacidade de movimentar toda uma cadeia. Impacta na economia da cidade e região, gera novos empregos e aquece o comércio. Vale ressaltar ainda que a pressão dos aluguéis sobre as despesas familiares tende a diminuir com a oferta de novos imóveis”, ressalta ele.

Segundo Vivianne, apenas um dos empreendimento da Pride deve lançar 364 unidades. "Assim como os demais empreendimentos, este possui áreas comuns estruturadas, sacada com churrasqueira, atendendo a demanda da população. Londrina é uma cidade estratégica. Decidimos instalar os empreendimentos na região Norte, porque é uma das que mais crescem, enfatizou. 

A zona norte de Londrina passou a ser referência em empreendedorismo e pioneirismo, além de ser um espaço planejado. Norberto, empresário há 25 anos em Londrina, loteou uma área de 556.600 m² na região e destaca a infraestrutura oferecida aos novos moradores.  “Temos escolas novas e ampliadas, unidades da saúde, praças de lazer e em breve mais um grande supermercado”, comentou.

A escola municipal América Sabino Coimbra está em reforma e ampliação para receber novos alunos. Estão em construção 10 novas salas de aula, banheiros e um salão com mais 120m². Já o Colégio Cívico Militar Vista Bela, em construção, atenderá alunos da 8ª ao 3° ano do ensino fundamental e médio.