O dólar caiu frente ao real nesta segunda-feira (6), acompanhando a desvalorização global da moeda norte-americana. O recuo foi impulsionado por uma notícia indicando que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, poderá adotar uma postura mais moderada na implementação das tarifas de importação. O dólar à vista caiu 1,15%, cotado a R$ 6,1084, enquanto o Ibovespa subiu 1,34%, a 120.119 pontos.
A notícia, veiculada pelo jornal The Washington Post, revelou que assessores de Trump estão considerando tarifas universais sobre importações críticas para a segurança econômica e nacional, uma abordagem mais amena do que a inicialmente esperada. O dólar também caiu após a recente volatilidade nos mercados, e o índice do dólar, que mede seu desempenho frente a outras moedas, recuou 0,88%.
Investidores seguem atentos aos dados de emprego dos EUA, que serão divulgados na sexta-feira (10), e às expectativas sobre a política monetária do Federal Reserve. No Brasil, o mercado reflete novas projeções para a inflação, com uma leve alta na estimativa para a Selic, enquanto o setor de serviços registrou o menor crescimento de 2024 em dezembro.
O otimismo sobre a política comercial de Trump também contribuiu para o desempenho positivo das bolsas globais, incluindo o mercado brasileiro, que retomou os 120 mil pontos.