Economia

Empresa brasileira vai desenvolver cabine do maior avião cargueiro do mundo

19 jun 2025 às 15:44

Com sede em São José dos Campos, a Akaer — empresa dos setores de Defesa e Aeroespacial — vai projetar a cabine do WindRunner, o maior avião cargueiro do mundo.

A parceria para o projeto foi firmada nesta terça-feira (17) com a empresa americana de energia Radia, responsável pelo desenvolvimento da aeronave, criada para atender a missões na área de energia, defesa, aeroespacial e resposta e desastres.


A cabine de comando pressurizada da aeronave será desenvolvida nas instalações da Akaer, em São José. O ambiente foi projetado para ser seguro e controlado, tanto para os membros da tripulação quanto para os sistemas críticos de bordo durante as operações de voo.


O WindRunner terá comprimento de 108 metros, altura de 24 metros e envergadura de 80 metros, com capacidade de carga de 80 toneladas. A aeronave será capaz de operar em pistas não pavimentadas, com apenas 1,8 mil metros de extensão, tornando possível para a Radia o transporte direto de pás eólicas com mais de 100 metros de comprimento. Poderá também transportar satélites, veículos blindados e outras cargas de grandes dimensões.