Economia

Expectativa econômica positiva em Londrina para o segundo semestre de 2021

05 jul 2021 às 20:56

Muitos setores da economia estão otimistas com o desempenho da atividade econômica em meio à pandemia de Covid-19 durante o segundo semestre de 2021. Esse clima se estende para a possibilidade de reabertura nos próximos meses do ano, com o avanço da vacinação.

Indicadores de antecedentes mostram um bom primeiro semestre e outros indicadores também já sinalizam um segundo semestre ainda melhor. A economia brasileira cresceu 1,2% em comparação com o fim de 2020, avançando além das previsões de crescimento. Em uma expectativa otimista, a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano passou de 3,2% para mais de 5%.

Segundo o presidente do Sincoval, Ovhanes Gava, as datas comemorativas do primeiro semestre foram bons demonstrativos. “Primeiro semestre, por mais que houvessem as restrições, nós tivemos, pelo menos nas datas comemorativas, um índice surpreendente no aumento das vendas. Isso nos leva a crer que no segundo semestre também teremos números positivos”, disse.

Para o secretário do Trabalho, Gustavo Santos, os setores do comércio, da indústria e da construção civil tiveram números positivos. “Porém, tivemos um número importante negativo no setor de prestação de serviço”, explicou.

A confiança na economia brasileira está em alta. “Nós estamos vendo o ingresso do capital estrangeiro na bolsa e isso é um recorde que temos em um período de seis meses. O estrangeiro está confiando na recuperação econômica”, afirmou economista Marcos Rambalducci.

Esse otimismo chegou também ao setor de eventos, há 16 meses parado. “O setor de festa trabalha com a venda programada e a gente geralmente vende um evento três ou quatro meses antes, então temos visto a procura dos pais de procurar o evento do filho para o mês de setembro e outubro”, disse a vice-presidente do Apenpar, Nilza Marçola.