Londrina registrou um aumento de 7,1% nas vendas do comércio devido ao Dia das Mães, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo uma pesquisa realizada em parceria entre a FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná) e a ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina). A média geral do Estado ficou em 10,9%.
“O resultado foi positivo. Mostra que a economia está girando, mesmo com um cenário de instabilidade econômica, com aumento da inflação, capaz de abalar a confiança do consumidor, que ainda assim saiu de casa para fazer compras”, destaca a presidente da ACIL, Marcia Manfrin.
Um dado importante, lembrado pela presidente, é que, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada na terça-feira (10), o comércio paranaense cresceu 0,7% nos últimos 12 meses, portanto com uma média bem abaixo da alta de 7% registrada pelas vendas do Dia das Mães em Londrina. Em março, o comércio paranaense cresceu 1,2%, segundo o IBGE, mantendo um índice também abaixo dos 7%. “O resultado, portanto, deve ser considerado como um bom desempenho e um indicador de otimismo para os nossos empresários”, ressalta Marcia Manfrin.
O levantamento foi estruturado pelo Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado e teve a participação de 501 comerciantes do Estado do Paraná. A coleta de informações foi realizada por telefone, no dia 10 de maio. A pesquisa apresenta margem de erro de 4%, considerando grau de confiança de 95%.