Todos os locais
Todos os locais
Economia

Núcleo de Desenvolvimento encaminha Plano de Retomada da Economia ao prefeito de Londrina

18 jun 2021 às 08:50
Por: Redação Tarobá News
Vivian Honorato/arquivo -

As entidades que compõem o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial enviaram nesta quinta-feira (17) à Prefeitura um ofício com reivindicações para ajudar as empresas mais atingidas pela pandemia. Entre os benefícios, está a isenção ou a prorrogação para pagamentos de impostos municipais em determinados setores, especialmente aqueles ligados à cadeia produtiva do turismo, eventos e gastronomia. 

Durante reunião virtual do Núcleo, na terça-feira (15), o secretário municipal João Carlos Perez, da Fazenda, conversou com as entidades sobre o orçamento do poder público municipal e recebeu a lista com as propostas que fazem parte do Plano de Retomada da Economia.

O Núcleo de Desenvolvimento Empresarial é composto pela ACIL, SEBRAE, Sinduscon, CEAL, Sindimetal, FIEP e SRP, entre outras entidades, e contou com apoio da SESCAP, Londrina Convention Bureau, Abrasel e AMEH.

As solicitações do Plano de Retomada da Economia preveem as seguintes medidas:

-Diferimento do recolhimento de impostos e contribuições (notadamente ISS ou IPTU) aplicáveis às atividades do turismo e outras atividades mais afetadas, pelo menos até 31 de dezembro de 2021, para que, em 2022, os mesmos voltem a ser pagos de forma parcelada em pelo menos 60 meses, sem juros, multas ou correção monetária.

Outras notícias

Ter segunda taxa de juros mais alta do mundo deveria ligar alerta, diz ex-presidente do BNDES

Políticos e entidades criticam elevação de juros básicos

Petrobras atinge marca inédita de 1 milhão de acionistas na bolsa de valores

-Diferimento de impostos municipais que estejam sendo pagos via parcelamento ou para empresas que recorram ao parcelamento nos próximos 120 dias, para as atividades mais afetadas, inclusive para empresas de regimes especiais como Simples Nacional.

-Redução de 30% do IPTU  2022 para setores do turismo: bares, restaurantes, meios de hospedagem, espaços de eventos, agências de turismo e outras atividades mais afetadas.

-Isenção da cobrança de taxa de vistoria para taxistas, mototaxistas, motoristas do transporte escolar e vans de turismo em 2022 e 2023.

-REFIS para os impostos municipais referente a 2021.

As propostas são consideradas fundamentais para que as empresas do setor ganhem fôlego e contornem a crise provocada pela pandemia, resguardando os postos de trabalho.

“O poder público e a iniciativa privada precisam trabalhar juntos pela retomada da economia e manutenção do emprego e da renda. Precisamos fortalecer as empresas que estão mais fragilizadas para que nossa cidade volte a se desenvolver”, destacou Marcia Manfrin, presidente da ACIL.

Para Sergio Garcia Ozorio, do Sebrae, as solicitações foram feitas após intensa consulta aos empresários: “Nós identificamos a necessidade de diminuir, isentar ou prorrogar alguns impostos ou taxas municipais das empresas mais afetadas, sem desequilibrar as finanças públicas”, destacou.

Na reunião, o secretário João Perez afirmou que vai estudar as medidas do Plano de Retomada junto aos técnicos da pasta: “Nós acreditamos que o pleito é legítimo, mas temos que encaixar tudo isso dentro da legislação. Vamos sentar com os técnicos para darmos uma resposta institucional da Secretaria de Fazenda”, comentou, colocando-se à disposição para voltar ao Núcleo e detalhar os itens reivindicados.

Veja também

Relacionadas

Economia
Imagem de destaque

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2

Economia
Imagem de destaque

Caixa começa a pagar Bolsa Família de setembro

Economia

Banco do Brasil lança cartão exclusivo para microempreendedores

Economia

Economia recua 0,1% durante transição de junho para julho, segundo a FGV

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Adolescente morre ao ser atropelada acidentalmente pelo pai que manobrava caminhão

Cidade
Londrina e região

Corpo de adolescente que morreu após ser atingido por um carro é velado em Londrina

Cidade
Londrina e região

Homem é executado a tiros no Jardim Vale dos Tucanos; suspeito não foi localizado

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta tem candidatura à prefeitura de Ibiporã impugnada pela Justiça Eleitoral

Cidade
Londrina e região

Imagens flagram policial retirando peças de carro na Delegacia de Rolândia

Podcasts

VEJA

Podcast - Por Trás das Câmeras - EP6 - Conheça a história de Maika Martins

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.