Economia

13º salário movimenta quase R$ 600 milhões na economia londrinense

28 nov 2023 às 07:57

Faltam poucos dias para o pagamento da primeira parcela do 13º salário e os trabalhadores estão na expectativa para receber o dinheiro extra que ajudará a organizar as finanças.


A primeira parcela deve cair na conta do trabalhador até o dia 30 de novembro, representando, no mínimo, 50% do valor total. O restante, tem que ser pago até, no máximo, dia 20 de dezembro.


Para os especialistas, uma boa dica é - primeiro - pagar as contas atrasadas, depois separar uma parte para os boletos futuros, como IPVA, IPTU e material escolar.


De acordo com o economista Marcos Rambalducci, "é a hora de você reservar um pouco desta primeira parcela do 13º para fazer frente aquelas despesas de início de ano. Todos nós sabemos: é a matrícula das crianças, é o IPTU, é o IPVA, para alguns é o Imposto de Renda, então a gente já sabe que vai ter um valor muito maior para a gente gastar logo no início do ano".


Com as contas em dia, é hora de pensar no lazer. Com planejamento e organização, é possível usar o 13º para aproveitar as festas de fim de ano.


"A gente precisa comemorar aquela etapa que nós vencemos e agraciar aquela etapa que vem. E nada melhor do que com festejos, com presentes, com férias, desde que a gente tenha disciplina orçamentária, que a gente não se endivide" reforça Rambalducci.


Em Londrina, aproximadamente 160 mil trabalhadores com carteira assinada receberão o dinheiro. Assim, quase R$ 600 milhões serão injetados na economia da cidade.