Economia

Pix tem "botão de contestação" a partir desta quarta-feira

01 out 2025 às 10:30

O Pix continua evoluindo para reforçar a segurança das transações. A novidade é o “botão de contestação”, também chamado de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que poderá ser acionado pelo aplicativo da instituição financeira em casos de fraude, golpe ou coerção. O recurso já está disponível a partir desta quarta-feira (1º).


Segundo Breno Lobo, Chefe Adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do Banco Central (BC), o objetivo é tornar a contestação de Pix totalmente digital, agilizando o bloqueio de recursos na conta do golpista e aumentando a chance de devolução dos valores.


"A contestação é repassada instantaneamente ao banco do golpista, que deve bloquear os recursos, podendo ser parcialmente. Após o bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Se confirmado o golpe, a devolução é feita diretamente à conta da vítima, em até onze dias após a contestação", explicou Breno Lobo.


O botão de contestação não se aplica a desacordos comerciais, arrependimento, erros de digitação ou situações envolvendo terceiros de boa-fé. Ele é específico para fraudes, golpes e coerção.


A criação do recurso faz parte do aprimoramento do MED do Pix, que permite a devolução de recursos para vítimas de golpes no arranjo de pagamento instantâneo do Banco Central.