Nesta quarta-feira (15), o coordenador do Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD), Gustavo Richa, divulgou cinco passos orientando os consumidores nas compras natalinas. Ele abordou temas como, pesquisa de preços, política de troca do estabelecimento, compras pela internet, fator reputação e defeito no produto.
Sobre os preços, o coordenador ressaltou que se possível, fazer sempre uma pesquisa de valores, pois atualmente, existem muitos produtos ofertados no comércio com preços diferentes em diversos lugares.
A respeito da política de troca do estabelecimento, Richa observou que é preciso ficar atento, pois no Código de Defesa do Consumidor (CDC) está escrito que o lojista não é obrigado a efetuar uma troca de produto, a não ser que o mesmo apresente defeito. O coordenador disse ainda que é sempre bom perguntar ao estabelecimento se o mesmo faz a troca do produto, e caso faça, questionar o prazo de troca estabelecido.
Já nas compras pela internet, Richa informou que o consumidor tem o prazo de até sete dias para poder exercer o direito de arrependimento, contados do recebimento do produto, independente do motivo.
O fator reputação é de alta importância para a segurança de quem compra. O coordenador orientou ficar atento às informações sobre a procedência da loja virtual e pesquisar antes de adquirir o produto. “Perder alguns minutos em uma pesquisa sobre o site, pode prevenir de possíveis problemas, como entrega de produtos”, salientou.
Sobre o defeito. Richa disse que caso o produto venha apresentar qualquer tipo de defeito, o CDC estabelece prazo. São 30 dias para a efetuação da reclamação de produtos não duráveis (alimentícios), e 90 dias para itens duráveis, contados a partir da constatação do problema.
Para outras informações, o consumidor pode entrar em contato com o Procon-LD pelos telefones 151 e 3345-0396, pelo email [email protected], ou ir pessoalmente até a Rua Mato Grosso, 299, no centro. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas.
Com N.Com