Economia

Saiba como migrar de uma loja física para o comércio virtual

19 ago 2020 às 12:10

O e-commerce tem demonstrado índices animadores a cada nova avaliação sobre o tema. Isso é visto como uma espécie de incentivo para que muitos proprietários de lojas físicas passem a se atrair pela hipótese de inauguração de um espaço digital de vendas

Os aspectos administrativos desta mudança:

Mesmo com o anseio por se dar início a uma negócio intermediado pela internet, a elaboração de uma loja virtual deve ser bem feita, já que não se deseja que o capital escoe sem que se realize o que foi traçado. Alguns pontos foram elencados para que se guie a criação de um comércio eletrônico:

  • Dê início a um planejamento:

Se até mesmo as lojas físicas precisam de algumas fontes de atratividade em relação aos clientes, a loja online requer cuidados redobrados. Não basta a mera inauguração de um ambiente virtual dessa natureza, é preciso que um planejamento seja realizado e contemple todas as fases de sua estruturação. Além disso, o empreendedor deve analisar se a área funcionará como parte integrante de uma rede, se seguirá a modalidade dropshipping, dentre outras características.

  • Procure conhecer as empresas concorrentes:

Por se tratar de uma migração de um estilo de se vender online para outro, sabe-se que alguns profissionais deverão atuar para que essa transição se concretize. Um dos passos importantes é tomar conhecimento acerca das demais lojas que concorrem na mesma área, seja de forma direta ou indireta. Até mesmo os fornecedores poderão ser úteis neste processo. Com informações sobre tais empreendimentos, é possível que se busque tanto inspiração, quanto lições do que deve ser evitado.

Como lidar com a nova forma de venda:

Uma nova forma de negócio deverá se descortinar para o empreendedor que optar por tal migração. Isso se mostrará mais contrastante, caso o empresário tenha nesta empresa o único negócio aberto em toda a sua vida. É preciso, portanto, adaptar-se à esta promissora fase.

  • Tente adaptar a marca à nova realidade de comercialização:

O conceito de e-commerce deve ser entendido como algo em que o tempo é valioso. Para se ter ideia, quando uma determinada mercadoria está em falta em um determinado site de vendas, raramente o cliente retornará para verificar se este estará disponível. Esse é uma das características que o empresário deve atentar: a agilidade em oferecer o que o consumidor busca.

  • Faça a escolha da plataforma de vendas:

Muitas são as modalidades de comercialização que fazem uso da web, como o dropshipping, por exemplo. Com isso, é preciso que a plataforma para este novo comércio seja de grande seriedade, uma vez que com ela deverá ser possível prestar um atendimento que possa estar à altura das outras lojas virtuais concorrentes.

  • Dê atenção à administração de estoques:

As mercadorias que estão em estoque devem contar com um fluxo certeiro de liberação. Para tanto, é preciso saber que não há uma via única a fim de que a logística de uma loja seja realizada. Cada tipo de mercadoria exige condições específicas para que sejam devidamente acondicionadas, daí a relevância de uma gestão bem embasada.