Em entrevista ao Canal Livre deste domingo (3), o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Rubens Barbosa, afirmou que as tarifas impostas por Donald Trump ao Brasil têm caráter comercial, e não político.
Barbosa argumentou que a carta de Trump sobre as tarifas era circular, ou seja, enviada a vários países, e não apenas ao Brasil. Segundo ele, o parágrafo que menciona o julgamento de Bolsonaro foi inserido posteriormente e não era o foco principal do comunicado, que tratava de questões como as Big Techs.
“A negociação é comercial, não tem nada a ver com o primeiro parágrafo sobre a parte política. Porque isso aconteceu com todo mundo. Com o Canadá, Europa, Groenlândia”, destacou.
O diplomata ainda ressaltou que o fato de os Estados Unidos terem isento quase 700 produtos das exportações brasileiras é uma prova de que as tarifas não foram motivadas por questões políticas.
“Se fosse verdade, eles não iam isentar mais de 50% das exportações brasileiras para os EUA, eles iam deixar tudo lá e o Brasil que assumisse o ônus disso tudo.”
Por fim, Barbosa destacou a necessidade de separar a agenda: as questões políticas são tratadas pelo Itamaraty e pela Presidência da República, enquanto as negociações comerciais ficam a cargo do Ministério da Indústria e Comércio.