Nesta segunda-feira (19), entrou em funcionamento o Colégio Militar de Londrina. Piso claro, pintura nova, forro branco e iluminação de led já mudaram completamente o aspecto do antigo colégio São José, na zona oeste da cidade, que agora é o segundo Colégio Militar do Paraná. As salas de aula estão prontas e foram inauguradas pelas cinco turmas de ensino médio. À tarde, tem oito turmas de ensino fundamental.
Dos 25 professores, apenas três são militares. A maioria continua vinculada à Secretaria Estadual de Educação. O colégio vai atender 390 estudantes de Londrina e outras oito cidades da região. Ao todo, 120 foram aprovados em concurso e 270 já estudavam lá no ano passado.
No pátio ainda tem muita poeira. A reforma atrasou. No setor administrativo, pedreiros e coordenadores tem que dividir espaço. O governo liberou R$ 700 mil para investimentos. Para que seja feita a troca do telhado e as melhorias na área externa, será preciso sol e por vários dias. Por enquanto, as reformas seguem em outro bloco, onde vão ficar os laboratórios e a biblioteca.
A ideia é incentivar a prática de esportes e oferecer oficinas. Para isso, outras parcerias estão sendo negociadas com ajuda de parlamentares.
(Reportagem: Lívia de Oliveira)