Um projeto do Governo do Estado tem levado cursos profissionalizantes, aos colégios estaduais, em salas de aulas montadas em containers.
A Escola Municipal Maestro Roberto Panico, na zona leste de Londrina, já oferece quatro cursos, em áreas com vagas de interesse ao mercado de trabalho.
O espaço 4.0, que fica na escola, é o único em todo o Paraná. Já está pronto e equipado, só à espera dos alunos.
Nele, há copa e banheiro, espaços integrados à sala de aula, já com computadores, impressoras, equipamentos e ferramentas que serão usados nos cursos de capacitação profissional, todos gratuitos e com certificação, voltados a jovens de 15 a 29 anos.
Segundo Thatiane de Araújo, diretora, os cursos disponíveis são nas áreas de “empreendedorismo, modelagem e impressão 3D, robótica e manutenção de equipamentos”.
Cada um dos 4 cursos terá, pelo menos, 3 turmas de 8 alunos nos períodos da manhã, tarde e noite. É possível fazer mais de um curso e até todos, se houver interesse. A ideia é, justamente, atender essa falta de mão de obra na área de tecnologia.
A expectativa é atender 80 jovens ainda este ano. O curso de empreendedorismo digital começa na próxima segunda (07). Todos ainda têm vagas. A pré-inscrição pode ser feita online, mas a confirmação da matrícula é presencial. Com a capacitação, o objetivo é firmar parcerias para encaminhamento para 11 mercado de trabalho.