Educação

Distrito de São Luiz recebe nova escola municipal

14 fev 2022 às 13:23

A comunidade do distrito de São Luiz comemora a entrega oficial da nova Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, na tarde desta segunda-feira (14). Mesmo com mais de 50 anos de existência, a instituição nunca teve prédio próprio. 

Desde 1999, quando foi transferida para a sede do distrito, a escola municipal de São Luiz funcionava em dois endereços: no período da manhã, as aulas ocorriam no prédio do colégio estadual; e à tarde, em salas cedidas pela paróquia do distrito. Este ano, os 135 alunos matriculados do 1º ao 5º já irão frequentar o novo prédio, construído na Rua General Osório, 431, como contrapartidas de caucionamento, firmadas entre o Município de Londrina e duas empresas. O valor total da obra foi estimado em R$ 1.588.893,93.

A nova estrutura inclui cinco salas de aula, todas equipadas com TV e retroprojetores, e ambientes administrativos, que incluem salas para os professores, direção e coordenação. Há também as áreas de serviços, cozinha, refeitório, banheiros, de circulação coberta, passarela coberta, pórtico de entrada, parque infantil, sala de leitura e brinquedoteca.

Ao todo, na unidade são ofertadas cinco turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, sendo três pela manhã e duas à tarde. A equipe escolar é formada por 11 professores e demais profissionais, e os atendimentos aos estudantes incluem Sala de Recursos e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O prefeito Marcelo Belinati lembrou que a escola do distrito não tinha sede própria desde a década de 70 e, por isso, era uma demanda muito necessária. “Agora as crianças têm uma escola linda, com tudo que há de mais moderno, salas e biblioteca equipadas, cozinha industrial moderna, para fazer merenda de qualidade, um espaço adequado para os professores e equipe pedagógica exercerem o seu trabalho e as crianças ter mais conforto para estudar”, disse.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, disse que a entrega da escola representa uma vitória e é celebrada com muita alegria. “As crianças estudavam em espaços diferentes e agora elas têm a escola delas, com características de escola de Ensino Fundamental dos anos iniciais, colorida, digna, com uma biblioteca maravilhosa e todas as salas têm televisão e retroprojetor. É um grande sonho sendo realizado”, apontou.

Para a diretora da unidade, Márcia Aparecida Maziero, com a nova sede as crianças terão um espaço próprio e com recursos que contribuirão significativamente na sua aprendizagem. “O prefeito Marcelo Belinati, desde o início de seu mandato, prometeu para nossa comunidade que construiria uma escola municipal para nossas crianças. Tivemos também o apoio do ex-vereador Péricles Deliberador, que sempre lutou junto conosco. E agora esse sonho se concretiza em nosso distrito”, citou.

Junto com a construção do prédio da Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, o Município executou várias outras melhorias no distrito de São Luiz. Por meio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), foi feita a roçagem do entorno da escola, coleta de galhos, varrição, instalação de placas, lixeiras e nova sinalização viária. A Companhia também fez a revitalização da praça Altivo Alves do Carmo, localizada ao lado da escola e da pista de skate construída no local, com investimentos da Prefeitura no valor de R$ 73.389,06.

Ao todo, no entorno da escola municipal, a CMTU efetuou a poda de 27 árvores. Outras 60 árvores, localizadas na praça do distrito, também receberam o serviço, bem como 48 árvores do campo de futebol. E desde janeiro de 2020, toda a sede do distrito de São Luiz conta com iluminação em LED, após a substituição das antigas luminárias feita pela Londrina Iluminação.

Na solenidade de inauguração de entrega da escola, também estiveram o vice-prefeito, João Mendonça; os vereadores Professora Flávia Cabral, Lenir de Assis, Matheus Thum, Fernando Madureira, Giovani Mattos e o ex-vereador Péricles Deliberador, que lutou, junto à comunidade, pela construção da escola; Cristiano dos Santos, da Construtora Sierra Massif; a diretora do Colégio Estadual Capitão Euzébio Barbosa de Menezes, Marlene de Carvalho; o padre Luciano da Paixão; e diversos coordenadores de distritos e secretários municipais.

Histórico – A escola foi criada na década de 70 e por vários anos funcionou na localidade Água do Ouro Fino, no próprio distrito de São Luiz, com o objetivo de atender as crianças que residiam nos sítios e fazendas da região. Na época, era denominada Escola Rural Municipal Francisco Aquino Toledo.

E no ano de 1999, quando ocorreu o processo de nuclearização das escolas rurais municipais multisseriadas, a unidade foi transferida para a sede do distrito, onde passou a utilizar as dependências da Escola Estadual Capitão Euzébio Barbosa de Menezes, com dualidade administrativa.

Nesse processo de municipalização, a unidade foi denominada Escola Municipal Francisco Aquino Toledo, com oferta do Ensino Fundamental. Em 2001, a escola passou a atender também o ensino de Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos, sendo que este último permanece até os dias atuais.

A escola leva o nome do senhor Francisco Aquino Toledo. Nascido em Mercês, Minas Gerais, ele chegou ao norte do Paraná em 1946, onde fixou moradia nas terras que adquiriu no município de Londrina.