Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Educação

Escola Luiz Carlos Ruaro passará por mudanças na forma de atendimento

01 nov 2017 às 15:11
Por: Ellen Santos

Os últimos Censos Escolares da Educação Básica revelam uma tendência que se mostra bastante real na Rede Municipal de Ensino de Cascavel, a diminuição gradativa do número de alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental e o aumento constante da demanda na Educação Infantil. Segundo o Censo Escolar de 2016 revela que a matrícula dos anos iniciais apresentou queda de1,51% de 2014 para 2015 e queda de 0,76% de 2015 para2016. De acordo com o censo, há dois fatores que influenciam nesta queda de matrículas do ensino fundamental: a melhoria dos indicadores de fluxo escolar e fatores demográficos.

Em Cascavel há grande desafio da Educação quanto a oferta de vagas para a Educação infantil, diante de uma lista de espera que nos últimos meses supera 4 mil nomes, mesmo diante de um trabalho incansável de reorganização de turmas, ampliação dos espaços e a abertura de novos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil). Em contrapartida, com a transferência de um número expressivo de alunos para a escola do Conjunto Habitacional Riviera, o número reduzido de alunos em outras escolas municipais ficou ainda mais evidente, e a Escola Luiz Carlos Ruaro é o caso mais crítico.

Neste caso em específico, o que mais influenciou na diminuição do número de alunos foi a saída das famílias que viviam em área invadida no Jardim Gramado. A escola Luiz Carlos Ruaro já apresentava redução no número de alunos em anos anteriores, mas com a mudança destas famílias o total de alunos diminuiu muito e, atualmente, a escola não tem demanda para a abertura de turmas nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Desde o início do ano a Secretaria de Educação busca soluções para esta questão tendo, inicialmente, sugerido que a direção organizasse campanhas de modo a atrair novos alunos para a unidade.

A última solução apresentada pela Secretaria de Educação foi o remanejamento destes alunos que atualmente estão matriculados na Escola Luiz Carlos Ruaro para as outras escolas localizadas nas proximidades do Jardim Gramado, tendo em vista que há outras escolas próximas que também enfrentam redução de alunos, porém mais tímida e deste modo têm condições de receber os alunos transferidos. Com esta medida a escola passaria a atender, a princípio, turmas de Pré I e Pré II no período integral e, futuramente, adaptaria o espaço para o atendimento das demais turmas da Educação Infantil, desafogando parte da demanda reprimida naquela região.

Assessoria

Veja também

Relacionadas

Educação
Imagem de destaque

Estudantes de Londrina criam adesivo biodegradável que alerta para radiação solar

Educação
Imagem de destaque

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Educação

Inscrições para o Enem 2025 devem começar em 26 de maio; veja datas

Educação

Inscrições para bolsas do Prouni encerram nesta terça-feira

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Homem morre ao ser atingido por barra de supino em academia; Veja o vídeo

Cidade
Londrina e região

Problema eletromecânico no Sistema Tibagi causa falta de água em Londrina e Cambé

Brasil e mundo
Brasil

Grupo de caminhoneiros planeja paralisação amanhã; categoria nega apoio

Cidade
Londrina e região

Motorista Marlene da Van morre aos 84 anos e sepultamento ocorre no Cemitério São Paulo

Cidade
Londrina e região

Morte de policial: defesa aponta que outra pessoa dirigia carro envolvido em acidente

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 41 | Saúde Capilar e Autoestima | Dr. Marcio Garcia

Podcast Falando de Gestão | EP 39 | Carreira, Arte e Tecnologia | Luciano Galbiati

Podcast Pod Tah | EP 37 | Vida, Internet e Empreendedorismo | Kelvin Anesi

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.