Educação

Início do ano letivo acelera reformas em escolas e CMEIs de Londrina

01 fev 2023 às 20:51

A Prefeitura de Londrina intensificou as melhorias e serviços de manutenção predial nas escolas e unidades municipais da educação infantil para o retorno das aulas, no dia 6 de fevereiro. Atualmente, são 37 locais com obras de forma paralela e que, segundo a secretária de Educação Maria Tereza Paschoal, devem ser concluídas ainda na primeira semana de fevereiro.


“A gente tem o hábito de fazer reformas e ampliações durante o ano letivo todo, mas a gente fez um esforço em janeiro para ter menos barulho na escola”, disse a secretária.


Aproximadamente 60% do trabalho já foi realizado, mas caso alguma unidade ainda esteja em obras durante o retorno das aulas, isso não causará prejuízo aos alunos. “Todos os alunos voltam às atividades na segunda-feira, dia 6”, reforçou Maria Tereza.


As iniciativas têm como objetivo aprimorar as condições estruturais das escolas, ao promover intervenções que solucionem as principais demandas existentes nesse momento. Dessa forma, estes ambientes educacionais ficarão mais seguros, acessíveis, funcionais e confortáveis para acomodar os alunos, professores, equipes gestoras e demais colaboradores.


Somente em janeiro de 2023, o investimento é de R$ 3 milhões para essa finalidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, são destinados e aplicados, regularmente, R$ 16 milhões por ano exclusivamente para a realização de reformas, manutenções, ampliações e outras adequações nas unidades escolares londrinenses.


Aproximadamente 46 mil alunos devem retornas às salas de aula na segunda-feira. Eles vão receber os uniformes de verão, com duas camisetas e uma bermuda por aluno, um total de 140 mil peças. Também serão distribuídos os kits escolares, com itens de acordo com a faixa etária do estudante. Segundo Maria Tereza, os produtos tem sido entregues pelas empresas dentro do prazo.


“Todo esse material já está 100% garantido nas escolas. A gente começa o ano sem nenhuma grande questão. Estamos entregando ainda porque tem coisa chegando e coisa sendo entregue, mas a gente vai garantir que no dia 6 todos recebam”, explicou a secretária.