A UEL abre, nesta quinta-feira (25), o período de inscrições para o Vestibular 2023, edição que marca o retorno ao modelo em duas etapas e a ampliação dos locais de prova para outras quatro cidades do Paraná. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de outubro exclusivamente por meio do site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). As orientações podem ser encontradas no Manual do Candidato do Vestibular 2023, disponível também no site da Cops.
Para acessar o formulário de inscrição, os candidatos devem realizar um cadastro prévio, com
login e senha. Nesta etapa, deve ser realizada a leitura e aceite dos termos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para avançar até o formulário online de inscrição. “No formulário, os candidatos farão a opção pelo curso e encontrarão o número de vagas e percentual de cotas. Também deve indicar se é ou não candidato treineiro e optar pela língua estrangeira. A primeira recomendação é ler o Manual do Candidato”, aponta a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.
Após realizado este procedimento, os candidatos devem efetuar o pagamento da taxa de R$ 167,00. A confirmação da inscrição é após o pagamento, com exceção dos candidatos que conseguiram isenção da taxa.
Garcia informa que, dentre todos os candidatos que passaram pela análise socioeconômica, 1920 candidatos poderão contar com a isenção de 100% da taxa de inscrição. O valor foi reajustado com base no que foi praticado na edição de 2019, o que ocorreu em razão do retorno ao modelo tradicional.
Provas
A UEL aplica a 1ª fase no dia 5 de março de 2023, com 60 questões de Conhecimentos Gerais (Geografia, História, Filosofia, Artes, Química, Física, Biologia, Sociologia e Matemática). Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, que será nos dias 2, 3 e 4 de abril, quando serão cobradas questões de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação, no dia 2; a prova discursiva de Conhecimentos Específicos, no dia 3; e a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais, no dia 4.
A prova de Habilidades Específicas do curso de Música, aplicada ainda neste ano, no dia 4 de dezembro, será realizada exclusivamente em Londrina. O resultado final do Vestibular 2023 sai em 4 de maio, no site da Cops, data em que será divulgada a lista da 1ª convocação.
“O Vestibular em duas etapas traz características muito específicas da UEL. É uma prova que preza pela interpretação, com questões envolvem diversos conhecimentos. É uma prova temática e as questões são interdisciplinares. O estudante precisa ler com atenção para interpretar aquilo que está sendo solicitado”, lembra Sandra.
A lista de obras literárias cobradas na edição deste ano também pode ser encontrada no site da Cops. A lista traz sete novos autores, sendo alguns bastante novos, como por exemplo o paranaense Miguel Sanches Neto, que além de escritor é professor universitário e atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Apenas três escritores da antiga lista foram mantidos: o gaúcho Moacyr Scliar, contista, cronista e romancista autor de mais de 70 livros; Mário de Andrade, poeta, romancista, e um dos fundadores do modernismo; e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país.
Ampliação
O Vestibular 2023 marca a ampliação dos locais de prova para outros quatro municípios do Paraná. Entretanto, apenas a primeira fase será realizada em cinco municípios. Por conta disso, moradores de Curitiba, Cascavel, Guarapuava e Umuarama precisam considerar a realização da segunda fase em Londrina, caso sejam aprovados.
A resolução aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) que definiu as regras do Vestibular 2023 também estipulou a quantidade de vagas ofertadas nas diferentes formas de ingresso. Das 3.100 vagas, 2.541 serão pelo Vestibular e outras 559 pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O documento pode ser consultado no site da Cops.