Educação

Londrina atinge meta e capacita 900 Brigadistas Escolares em 2021

16 dez 2021 às 20:24

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou, em 2021, a capacitação para 900 brigadistas escolares, batendo a meta estipulada para o ano. Participaram da atividade os professores, diretores e coordenadores de 45 escolas municipais, 16 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) e de 19 Centros de Educação Infantil (CEI) filantrópicos de Londrina.

O objetivo do curso é formar brigadistas com conhecimentos sobre a prevenção e o combate a incêndios, para orientá-los a tomar as condutas adequadas em casos de necessidade de abandono de área e do atendimento de primeiros socorros no ambiente escolar.

Para isso, a formação foi estruturada em três fases. A primeira delas foi a formação teórica, que aconteceu por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Prefeitura de Londrina. A segunda etapa voltou-se para o combate a incêndio, manejo de extintores e práticas de primeiros socorros. Por fim, a terceira fase, aconteceu nas unidades escolares, com uma simulação de rota de fuga, onde os brigadistas orientaram a saída de todos os alunos, professores e funcionários de forma organizada e tranquila. “O curso dá a oportunidade para os educadores sanarem as dúvidas e vivenciarem na prática, os procedimentos de prevenção e atendimentos iniciais em situações emergenciais dentro da unidade escolar. A participação dos cursistas é muito grande e sempre há grande interação com o instrutor”, contou a responsável pelo curso, Cláudia Elizabete Gonçalves.

Dessa maneira, a capacitação somou uma carga horária 32 horas, sendo 16 horas teóricas e 16 horas práticas. Ela foi ministrado pelo servidor municipal da SME, Edivaldo Mariane de Andrade, e pela médica da SMRH, Dra. Fernanda Roque Martins Honorato. A coordenação dos trabalhos coube à servidora da SME, Cláudia Elizabete Gonçalves, que é responsável pela elaboração e implementação da formação na rede municipal de ensino.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, essa capacitação mostra o quanto a rede municipal de ensino tem avançado nos últimos anos, mesmo com o advento da pandemia. Foram 900 educadores, entre professores, coordenadores e diretores, capacitados somente em 2021, mesmo em meio a tantas restrições impostas pela pandemia. Isso só foi possível, porque fizemos um planejamento desde o início do ano e estipulamos metas, levando em consideração o cuidado e o respeito a todas as normas sanitárias”, lembrou a secretária da pasta.

Sobre o curso – O curso acontece em Londrina desde 2019, quando foram capacitados 1.180 professores. No ano seguinte, devido à pandemia, foram capacitados 498 professores e, em 2021, o número atingiu os 900 brigadistas. Em janeiro de 2022, está prevista uma simulação de rota de fuga, na sede nova da Secretaria Municipal de Educação, que fica no espaço do antigo Mercado do Quebec, entre as Ruas Humaitá, Raja Gabaglia e Virgínia. Além disso, em 2022, ainda devem ser capacitados mais 1.000 professores, dentre eles, novos brigadistas ou aqueles que já passaram pela formação e precisam de atualização.

O curso atende à Lei Municipal nº 12.853 e a Norma Técnica 04/08/2021 do Corpo de Bombeiros, que estabelece a obrigatoriedade de adoção de treinamento de profissionais da rede escolar em todo o Município de Londrina.