O Museu Histórico de Londrina, pertencente à Universidade Estadual de Londrina (UEL), promove um curso para professores do Ensino Fundamental I e II de escolas municipais, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 3 de junho.
O curso “Professores no Museu – capacitação sobre a história de Londrina” irá trabalhar com documentos do acervo, analisando materiais relacionados à história da cidade. Os documentos serão definidos durante os encontros, que irão ocorrer na sala de exposição temporária do museu, das 19h às 23 horas.
O curso é realizado por meio do projeto de extensão “Museu Histórico de Londrina como múltiplo espaço na era digital: da extensão à ação cultural e educativa”. O projeto é coordenado pela diretora do Museu Histórico, professora Edméia Ribeiro, do Departamento de História, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH).
O projeto tem como objetivo promover o Museu Histórico de Londrina à categoria de museu social através de ações culturais e educativas, além de expandir fronteiras da comunicação, disponibilizar acervos e dar visibilidade ao espaço pelos meios digitais.
De acordo com Edméia, a proposta do curso é qualificar professores com relação ao município de Londrina, atendendo demanda dos alunos do Ensino Fundamental. “O museu é a instituição de salvaguarda da memória e da história da cidade, um órgão importante para o ensino. É importante que os professores tenham acesso ao material também”, afirma.
EDUCACIONAL – O curso será ministrado por Márcio José Pereira, professor colaborador do Departamento de História da UEL. Para ele, é uma maneira de dimensionar algumas ideias de uso do museu como espaço educacional, dando ênfase ao seu caráter formativo e ao que pode disponibilizar aos professores como material pedagógico.
“O museu tem uma missão de educação e, no caso do Museu Histórico de Londrina, é dar espaço para que as pessoas possam refletir sobre o seu passado, pensar o seu presente e dialogar com possibilidades de futuro”, aponta.
CURSO – O curso será dividido em seis etapas: uma palestra de abertura sobre a história de Londrina, quatro reuniões formativas com professores convidados e um tour pelo centro histórico da cidade. Entre as atividades programadas está a análise, pelos alunos do curso, do acervo de imagens, documentos e jornais de Londrina; uma aula sobre cultura material e coleções em 3D do Museu; uma discussão sobre fontes orais; e uma aula sobre a transformação da paisagem da cidade, utilizando a ferramenta Google Earth Pro.
INSCRIÇÕES – As inscrições abriram na quarta-feira (20) e podem ser feitas até o dia 27 de abril direto na página de Eventos do site da UEL. A taxa de inscrição do curso é de R$ 7,00. Os participantes receberão um certificado com carga horária total de 40 horas.