Educação

Novos gestores escolares da rede municipal tomam posse nesta quarta

23 jan 2023 às 15:53

Nesta quarta-feira (25), às 8h30, a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, vai dar posse aos novos gestores escolares da rede municipal de ensino, que atuarão nos anos de 2023 a 2026. A solenidade será no auditório do Recinto Milton Alcover, localizado no Parque Gov. Ney Braga (Av. Tiradentes, 6.275 – Cilo II). No local, haverá também uma apresentação cultural do projeto “Um canto em cada canto”.


Todos os 379 diretores, auxiliares de direção e coordenadores pedagógicos devem estar presentes durante a posse, que abrirá a formação continuada dos profissionais. Nos dias 25, 26 e 27 desse mês, eles terão diversas palestras, incluindo a primeira sobre a “Liderança no Contexto Escolar”, com o especialista Renan Laffranchi, que é formado em Marketing, pela Universidade Norte do Paraná, e especialista em Estratégia Empresarial e Empreendedorismo (pela mesma instituição) e em Gestão do Processos de Vendas, pela Faculdades da Indústria (Curitiba).


Os gestores são os primeiros a assumirem os cargos de diretores, auxiliares de direção e coordenadores pedagógicos eleitos por voto secreto. O processo de escolha aconteceu em 88 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e recebeu o 10º Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), em Curitiba, servindo como bom exemplo para os demais municípios brasileiros. 


“Vamos ter a formação dos novos gestores escolares, que vão atuar nas unidades escolares nos próximos quatro anos, de 2023 a 2026. Eles passaram por um processo de seleção, que envolvia análise de documentos e títulos, banca examinadora e a consulta à comunidade escolar. A ideia é, nesses dias, fazer a formação inicial de todas as pessoas, explicar como a rede funciona e fazer um grande movimento de sensibilização das novas diretrizes da educação no país e a aprovação de leis, por isso teremos várias palestras e dinâmicas que vão enriquecer os trabalhos”, disse a secretária municipal de Educação.


Programação


Ainda na quarta-feira (25), das 13h30 às 15h, terá a apresentação dos bonecos do Programa V.I.D.A., o Vidinha, a Serena e o Kiko e uma conversa sobre algumas ações da rede municipal de educação para 2023 com secretária de Educação, Maria Tereza. Na sequência, a Diretoria Financeira fará apontamentos.


Na quinta-feira (26), a partir das 8h, terá contação de histórias com Aliny Perrota e uma mesa redonda sobre “O plano de gestão escolar e seus múltiplos olhares: alguns pontos para reflexão”, com as doutoras em Educação e professoras da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosana Lopes e Mari Clair; com o presidente do Conselho Municipal de Educação de Londrina, João Marcos Machuca de Lima e com a professora da Escola Municipal Tereza Canhadas Bertan, Juliana Bueno Grizos de Carvalho.


Às 10h30, começará a palestra sobre o Plano de Gestão: um projeto educacional único, dinâmico e coletivo com Viviane Perez. Às 14h, a diretora administrativa e de planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, fará breves apontamentos sobre a sua diretoria. Às 16h, o ouvidor-geral do município, Alexandre Sanches, falará sobre o canal da Ouvidoria, que recebe informações, sugestões, reclamações e denúncias dos usuários sobre as atividades da Prefeitura de Londrina.


Já na sexta-feira (27), das 8h30 às 10h, a secretária municipal de Educação palestrará sobre os cenários e as perspectivas da rede municipal de ensino de Londrina para o ano letivo que está começando. Às 10h30, será a vez da Diretoria Pedagógica da SME, Mariangela Bianchini, apresentar sua área. Às 14h, as gerentes Adriana Biason, Ludmila Dimitrovicht e Cristiane Sola junto à assessora de Gestão de Pessoas da SME, Narcimélia Garcia Scarinci, vão trazer os aspectos fundamentais para o trabalho pedagógico em 2023. Às 16h, no gramado terá uma dinâmica “Roda, música e ritmo” e uma reflexão sobre “O que a dinâmica nos ensina?”, com Mariangela Bianchini.


Todos os participantes devem se inscrever no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo de Londrina, para receber o certificado.