Educação

Secretaria de Educação realiza primeira capacitação para gestores escolares de 2022

07 mar 2022 às 18:57

Nesta terça-feira (8), das 8h às 11h30, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), vai realizar uma capacitação para diretores e coordenadores das escolas e Centros Municipais de Educação Infantil de Londrina (CMEI). Este será o primeiro encontro de gestores da rede municipal de educação de 2022 presencial desde o início da pandemia e acontecerá no auditório do Teatro Marista (Rua Cristiano Machado, nº 24). O prefeito Marcelo Belinati e a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, estarão no local e anunciarão ações para a área da educação.

Ao todo, devem participar da primeira capacitação presencial deste ano cerca de 400 educadores. Para a abertura do encontro, às 8h, está programada uma apresentação cultural do grupo Flauta e Fole Estúdio Musical e da professora Daiane Zampieri Colombo, que cantará uma música. Na sequência, às 8h30, uma frente de honra será formada com as autoridades presentes, oportunidade na qual o prefeito e a secretária da pasta farão diversos anúncios.

Após os pronunciamentos, os participantes terão uma palestra com o professor e diretor da Laffranchi Inteligência Empresarial, Renan Laffranchi, sobre o tema: “A liderança que inspira e promove bons resultados”. Ele é formado em Marketing, pela Universidade Norte do Paraná, e especialista em Estratégia Empresarial e Empreendedorismo (pela mesma instituição) e em Gestão do Processos de Vendas, pela Faculdades da Indústria (Curitiba). A ideia é que a temática seja a primeira sensibilização sobre o assunto e percorra os debates dos encontros formativos realizados ao longo do ano. Por isso, o palestrante falará sobre a liderança 5.0 e como ela pode trazer benefícios para os gestores.

Além disso, no encontro, ele falará sobre a importância do diálogo, da maneira como os colegas de trabalho se tratam, da empatia no mercado de trabalho e as novas plataformas de trabalho. “A forma como os gestores lidam com seus liderados vai ter que mudar. Nós teremos que ter uma comunicação mais assertiva, não tão impositiva e agressiva, teremos que entender mais o lado dos liderados, que ficaram mais introspectivos na pandemia e tiveram que lidar com situações que nunca lidaram antes. Essas pessoas mudaram a forma de trabalho e principalmente a forma de pensar, por isso um dos pilares que falarei é sobre o equilíbrio emocional diante das situações, é o diálogo”, explicou Laffranchi.

No encerramento do encontro, os participantes receberão uma homenagem dada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv).