A Revista Eletrônica da Educação (REDE) recebe, até o dia 8 de abril, artigos para publicação em sua segunda edição, que será lançada em junho. Os interessados em divulgar seus trabalhos podem conferir o edital do projeto, que está disponível no site da revista, na seção “Submissão” (clique aqui para acessar o site).
Lançado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em outubro de 2021, durante o evento Londrina Mais Superação, o periódico visa divulgar práticas de ensino e aprendizagem de professores e alunos da rede municipal, bem como conteúdos sobre a gestão de ações pedagógicas. Na primeira edição da revista, foram publicados 16 trabalhos.
A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, destacou que a revista é uma oportunidade de divulgação única para os profissionais da área. “Nós temos muitos professores e pesquisadores na nossa estrutura, e a rede municipal de ensino de Londrina incentiva muito o estudo, a capacitação e a divulgação de boas práticas. Então, esse é um canal importante que permite aos autores mostrarem o seu trabalho em uma revista científica, o que é muito importante para um pesquisador. Além disso, é uma forma de divulgar o trabalho de alto nível desenvolvido na rede e os talentos que a gente tem em nossas equipes”, pontuou a secretária.
De acordo com a gerente de Formação Continuada da Secretaria de Educação e responsável pela revista, Viviane Barbosa Perez, as seções da revista seguem a estrutura adotada na primeira edição. Nelas, são divulgados conteúdos como entrevistas com convidados da área de educação e há espaços abertos à comunidade e aos alunos, assim como para mostrar o dia a dia da escola, entre outros tipos de informações.
Ao todo, há seis seções para a publicação de textos: Práticas do dia a dia da Escola; Espaço da Comunidade; Conhecendo uma história!; Olha o que tem aqui!; Fala aluno! Fala aluna!; e Produção Científica Educacional.
Perez destacou a relevância da publicação, afirmando que a revista é uma ação nova da Secretaria, que valoriza as práticas desenvolvidas pelas escolas. “Queremos colocar em evidência o trabalho do professor e do gestor escolar. Londrina tem uma educação pública de qualidade, e a gente busca evidenciar isso ao mostrar o trabalho que a rede municipal realiza. Então, é um espaço que dá visibilidade ao trabalho da rede municipal”, ressaltou a gerente da SME.
O comitê científico da Revista REDE pode ser contatado através do endereço de e-mail revista.eletronica@edu.londrina.pr.gov.br.