Educação

UEL abre inscrições para o Vestibular 2023

25 ago 2022 às 07:38

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) abriu as inscrições para o Vestibular 2023 nesta quinta-feira (25). O prazo de inscrição vai até 10 de outubro e deve ser feita exclusivamente pela internet. A taxa custa R$ 167. 


Para acessar o formulário de inscrição, os candidatos devem realizar um cadastro prévio, com 

login e senha. Nesta etapa, o interessado deve ler e aceitar e os termos previstos na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para avançar até o formulário online de inscrição.


“No formulário, os candidatos farão a opção pelo curso e encontrarão o número de vagas e percentual de cotas. Também deve indicar se é ou não candidato treineiro e optar pela língua estrangeira. A primeira recomendação é ler o Manual do Candidato”, aponta a coordenadora da Cops, Sandra Garcia.

A UEL vai conceder isenção total da taxa de inscrição para 1.920 candidatos que solicitaram o pedido e passaram por uma análise socioeconômica. 


O Vestibular 2023 da UEL vai oferecer 2.541 vagas. Além disso, para o próximo ano, a instituição de ensino também oferecerá 559 vagas pelo Sistema de Seleção Unificado, totalizando 3.100 vagas. 


Provas 

A primeira fase do Vestibular 2023 está prevista para acontecer no dia 5 de março de 2023. A prova terá 60 questões de Conhecimentos Gerais. 


Os candidatos aprovados seguem para a 2ª fase, que será nos dias 2, 3 e 4 de abril de 2023, quando serão aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação,  prova discursiva de Conhecimentos Específicos, e a Prova de Habilidades Específicas direcionada aos candidatos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design Gráfico, Design de Moda e Artes Visuais.


A prova de Habilidades Específicas do curso de Música será aplicada no dia 4 de dezembro de 2022, e será realizada exclusivamente em Londrina. 


O resultado final do Vestibular 2023 sai em 4 de maio de 2023.

“O Vestibular em duas etapas traz características muito específicas da UEL. É uma prova que preza pela interpretação, com questões envolvem diversos conhecimentos. É uma prova temática e as questões são interdisciplinares. O estudante precisa ler com atenção para interpretar aquilo que está sendo solicitado”, lembra Sandra.


Lista de obras

A lista de obras literárias que serão cobradas no processo seletivo pode ser encontrada

no site da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops). 


Esta edição terá livros de sete novos autores como, por exemplo, o paranaense Miguel Sanches Neto, que além de escritor é professor universitário e atual reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


Apenas três escritores da antiga lista foram mantidos: o gaúcho Moacyr Scliar, contista, cronista e romancista autor de mais de 70 livros; Mário de Andrade, poeta, romancista, e um dos fundadores do modernismo; e Carolina Maria de Jesus, uma das primeiras escritoras negras do país.