Educação

UEL faz mobilização contra corte de 90% do orçamento da pesquisa

15 out 2021 às 07:11

Os pesquisadores da UEL participam nesta sexta-feira (15) de uma mobilização nacional a favor do desenvolvimento científico e tecnológico e contra o corte mais de 90% dos recursos previstos para o Ministério da Ciência e Tecnologia. A redução de verba foi proposta pelo Ministério da Economia, na semana passada. 

A manifestação vai ser de forma on line envolvendo Universidades e Institutos de Pesquisa de todo o país. Esta é uma iniciativa da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A mobilização tem início a partir das 9h, por meio do canal Youtube oficial da SBPC . A programação completa pode ser acessada no site da SBPC.

Na parte da tarde a manifestação da comunidade acadêmica prevê um debate com a presença de cientistas e parlamentares que se posicionaram contrários ao corte de recursos da pasta da ciência. Desde a semana passada, cientistas de todo o país estão mobilizados para tentar reverter a decisão da equipe econômica. 

Na última quinta-feira (7), o Congresso votaria um projeto de lei que liberaria R$ 690 milhões para o Ministério da Ciência. Parte do dinheiro seria destinado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para contemplar a Chamada Universal de Editais. Na última hora, de forma surpreendente, o Ministério da Economia divulgou a decisão de cortar os recursos, por meio do Ofício SEI Nº 438/2021/ME. A preocupação é que uma medida provisória obriga que o dinheiro, se não for usado, seja destinado novamente ao caixa da União.