Educação

UEL: formato de vestibular em dia único pode ser mantido em 2023

07 mar 2022 às 16:14

Após a realização do Vestibular 2022, a Universidade Estadual de Londrina já busca definir o próximo processo seletivo que deve acontecer no início de 2023. Ainda este mês, será acordado se as provas serão realizadas em dia único, como nas duas últimas edições, ou se voltam a ser como antes.

"Foi uma excepcionalidade por conta da Covid. Agora em março a gente vai levar para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, essa decisão de permanecer em um dia caso haja necessidade, ou de voltar ao normal, que são duas fases do vestibular. Essa é uma decisão que a gente tem que tomar agora para elaborar a prova. E tomar várias medidas, inclusive de calendário", explicou a coordenadora da COPS, Sandra Garcia.

O Vestibular 2022 foi realizado no último domingo (6) em 58 locais de provas. Foram 5 horas para responder 50 questões, além da redação. O processo teve com índice de abstenção alto: 30%. Cerca de 6,7 mil candidatos não compareceram de um total de pouco mais de 22,5 mil. No ano passado, mais de 40% faltaram.

"Não é o índice que temos de ausência nos anos anteriores, com exceção do ano passado. Esperávamos que esse ano caísse, e caiu realmente, então estava dentro do esperado para um vestibular diferenciado como estamos fazendo", afirmou Sandra.

O gabarito provisório foi divulgado ainda no domingo e o definitivo sai no dia 23 de março. Os nomes dos aprovados em 1ª chamada será divulgado no dia 19 de abril. São 2,5 mil vagas em 52 cursos de graduação e outras 600 pelo Sisu, que tem o prazo para efetivação da pré-matrícula até esta terça0feira (8).