O trabalho de higienização é constante nas salas e todos os ambientes das universidades particulares. Os ambientes são organizados e limpos para garantir o retorno seguro do ensino 100% presencial dos alunos. Em uma das instituições de Londrina, as atividades práticas nos laboratórios, voltam no dia 7 de fevereiro e as aulas regulares dos cursos de graduação, pós e de extensão, em 3 de março.
Em outra instituição, as aulas presenciais de todos os cursos voltam no dia 3 de março e em outra, que tem cinco campus de educação, as aulas presenciais de todos os cursos graduação, voltam presencialmente no dia 14 de fevereiro, mas a instituição continuará com o modo remoto, para atender os alunos que ainda não se sentirem seguros.
As instituições particulares de ensino superior, vão manter todos os protocolos de combate à pandemia e exigir dos alunos, professora e colaboradores, o uso de máscara. Não já previsão de exigência do passaporte sanitário, com comprovação da vacina.
As aulas presenciais no ensino superior foram suspensas em 2020 com início da pandemia. Em 2021 muitas universidades particulares aderiram ao sistema híbrido com parte dos alunos voltando a frequentar as universidades. Para os gestores, mesmo com a alta de casos de Covid-19, a maior parte da população já está vacinada e a sala de aula é considerada um lugar relativamente seguro.