Esportes

Após correr bêbado e de chinelo, Isaque larga álcool, se prepara para provas e tem novos sonhos

12 ago 2025 às 08:26

Uma corrida mudou a vida de Isaque dos Santos Pinho, que era morador de rua em Garrafão do Norte-PA. Ele viralizou na internet ao correr bêbado e de chinelo, junto com outros atletas amadores. Em entrevista ao podcast Fôlego, da Rádio Bandeirantes, contou o momento e as mudanças desde então.


Como foi a corrida


Isaque passou a noite de sábado em um bar chamado "Resenha", consumindo várias bebidas alcoólicas, e encontrou os corredores enquanto ia beber mais.


"Me deu vontade de tomar outra. Passei pela rua do ginásio e vi uma multidão na frente da academia. Falei: 'vou correr também'. Esperei a saída, me senti bem, a ressaca passou. Terminei em uma hora e ganhei medalha. Me encantei. Quero entrar no esporte. Melhor que estar no bar sendo humilhado", contou.


Como foi depois da corrida


Eliza Lucila, empresária que organizou a corrida, passou a ajudar Isaque a alcançar seus objetivos.

Ele está treinando e já inscrito em outras provas: "Estou feliz, corro de manhã. Ganhei tênis de corrida, sapato social, mas não abandonei o chinelo, está nos meus pés. Vou correr 5km em Capitão Poço e depois em Capanema."


Especialistas veem grande potencial, pois poucas pessoas conseguiriam correr 8 km nas condições dele. Um treinador fisiologista disse que Isaque tem um corpo preparado para corrida.


Isaque enfrenta a luta contra o vício em álcool: "Estamos fazendo de tudo para estar com ele e pedimos para ninguém oferecer bebida. Ele quer mudar de vida."


Ele faz exames, acompanhamento com nutricionistas e psicólogos.


Nas redes sociais, Isaque tem quase 300 mil seguidores no Instagram (@isaquecorredorofc). Marcas grandes já demonstram interesse, e ele fecha parcerias para publicidade.

O futuro do Isaque corredor


Isaque deseja voltar a estudar e ter uma casa própria. Eliza e a comunidade buscam recursos para isso.

Ele tem parentes na cidade, mas sem boa relação. Morou em academia e agora está em casa de apoio da prefeitura.


Eliza disse que a trajetória continuará nas redes: "Ele quer voltar a estudar, se formar e ter um lar. É o maior objetivo. As pessoas querem acompanhar ele, já falam até da São Silvestre."