Esportes

Augusto Melo assume derrota e se despede do Corinthians antes de votação do impeachment

27 mai 2025 às 10:47

Augusto Melo praticamente assumiu a derrota e 'entregou' o cargo de presidente do Corinthians na noite desta segunda-feira (26), em pronunciamento feito antes da votação do Conselho Deliberativo que define por seguir ou não com o pedido de impeachment do dirigente.



Em pronunciamento aos jornalistas, Augusto Melo iniciou um discurso que parecia uma renúncia ao cargo. No entanto, antes de finalizar, o presidente explicou que “não se trata de uma renúncia”. Ou seja, ele falou para reconhecer que deve perder a votação e, por isso, despediu-se do clube.


Antes, Augusto Melo iniciou o discurso listando algumas melhorias no clube e fez um agradecimento, falando em “missão cumprida”.


"Eu não vou ficar em casa torcendo contra o Corinthians, porque eu sou corintiano. Tem tudo documentado, está tudo pronto. O torcedor que cobre. Troquei todos os contratos que não eram bons por contratos que são muito bons para o Corinthians. Nós somos o único clube da Série A que não gastou um real nesse ano e tem um time competitivo, em 8º lugar [no Brasileirão]. E o principal: com salários em dia. Tudo em dia. Quando eu cheguei, não tinha nada em dia, fundo de garantia, direitos de imagem. Saio daqui com superávit, que o Corinthians não tinha há 10 anos. Missão cumprida de uma certa forma, obrigado por tudo", afirmou Augusto Melo.


Mais cedo, Augusto Melo entrou com um pedido de habeas corpus para tentar anular o indiciamento por lavagem de dinheiro, furto qualificado pelo abuso de confiança e associação criminosa, do qual virou alvo na semana passada. Além disso, a defesa do presidente entrou com ação na 5ª Vara Cível do Foro Regional do Tatuapé tentando suspender a votação desta segunda, mas o pedido foi negado.


Se o pedido de impeachment de Augusto Melo for aceito nas próximas horas, como aguarda o próprio presidente, ele será afastado imediatamente e o primeiro vice-presidente, Osmar Stábile, assumirá o comando do clube de forma interina.


A partir da aprovação, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, terá até cinco dias para convocar a Assembleia-Geral de associados, que deverá confirmar ou rejeitar o afastamento de Augusto Melo.