Todos os locais
Todos os locais
Basquete

Brasil reafirma hegemonia no Sul-Americano de Basquete Feminino

07 ago 2022 às 19:19
Por: Agência Brasil
- Twitter/CBB

Em pleno solo argentino, a seleção brasileira feminina de basquete deu o troco pela derrota na final em 2018 e voltou a se sagrar campeã do Campeoanto Sul-Americano ao vencer a equipe hermana após um jogo dramático, decidido literalmente no último segundo. A vitória por 69 a 68 sobre a Argentina, na cidade de San Luis,garantiu às brasileiras o 27º título brasileiro na competição em 37 edições (só não subiram ao pódio em duas). Antes de ter o domínio interrompido há quatro anos, a seleção havia enfileirado 13 conquistas consecutivas.


O torneio - que garantiu vaga na AmeriCup de 2023, primeira etapa na jornada de classificação aos Jogos Olímpicos de Paris, no ano seguinte - foi vencido com uma dose considerável de drama. A Argentina, jogando em casa, começou imprimindo um ritmo forte, vencendo os dois primeiros quartos e indo para o intervalo com uma vantagem de oito pontos (31 a 23). 


O Brasil voltou para o duelo com modificações certeiras do técnico José Neto, que deu mais tempo a Gabriella, Sassá e Leila, que começaram no banco. Na terceira parcial, a seleção brasileira tirou sete pontos e foi para o último quarto perdendo por apenas um.


O título foi decidido ponto a ponto, num jogo emocionante. Restando pouco menos de 24 segundos - uma posse de bola -, a ala-armadora Tainá recebeu a bola ainda na quadra de defesa e recebeu a marcação cerrada da argentina Luciana de la Barba. Ela só conseguiu se desvencilhar da adversária no fim da posse e acertou um difícil arremesso desequilibrada para dar a vantagem de dois pontos para o Brasil: 69 a 67.


Como restava apenas um segundo para o fim, houve invasão da quadra de membros da comissão técnica, certos da vitória. Porém, a arbitragem detectou a irregularidade e concedeu um lance livre às argentinas, que converteram. Porém, não houve tempo para uma nova virada, confirmando o título brasileiro.

Tainá, heroína da seleção, foi também a cestinha da decisão, com 17 pontos. No quinteto ideal da competição, o Brasil teve outras duas atletas: a ala Sassá e a pivô Kamilla Cardoso, eleita MVP (jogadora mais valiosa) do Sul-Americano.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Basquete: Brasil bate Japão e aguarda resultados para avançar em Paris

Basquete
Imagem de destaque

Sampaio Basquete sai na frente na final com Vera Cruz Campinas

Basquete

Sul-Americano de basquete: Brasil derrota Chile por 100 a 37

Basquete

Londrina Basketball derrota em casa o ADRM Maringá

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Homem é morto com facada no pescoço em Londrina; irmão é o principal suspeito

Cidade
Londrina e região

Incêndio de grandes proporções atinge frigorífico em Joaquim Távora

Cidade
Londrina e região

Pai de menino morto em acidente confirma que filho estava sem cinto de segurança

Cidade
Londrina e região

Enteado e padrasto comerciantes ficam feridos após recusarem troca de refrigerante

Cidade
Cascavel e região

"Domingo vou na missa", diz homem à imagem de santa minutos antes de ser morto em Cascavel

Podcasts

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP17 - Jean Tiago Baena (Chess IT)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP16 - Vinicius Cestari (Clubmed)

INOVAÇÃO

28-08-24 Podcast - ECO.TIC'NOVA - EP15 - Munique Oliveira (NTsec)

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.