Com o controle total do jogo, principalmente no primeiro tempo, o Botafogo venceu o Palmeiras por 2 a1 no Engenhão nesta quarta-feira (14), abrindo vantagem nas oitavas de final da Libertadores.
Luíz Henrique e Igor Jesus marcaram os gols do Glorioso, enquanto Maurício fez para o Verdão.
O Botafogo dominou as ações no primeiro tempo. O Glorioso aproveitou a formação com três zagueiros, mas apenas um volante de marcação do Palmeiras, para movimentar os seus meias não costas dos alas do Verdão.
Com isso, brilhou a estrela de Luiz Henrique. Logo aos seis minutos, ele deixou Murilo no chão e teve a chance de fazer um golaço, mas mandou para fora.
Aos 21, não teve jeito. Igor Jesus recebeu livre pela esquerda, e, cruzou com precisão para Luiz Henrique ganhar na corrida e marcar de cabeça.
O Palmeiras, por sua vez, sofria para desenvolver o seu jogo. Dependendo de bolas esticadas para Rony e Flaco López para atacar, mesmo tendo Raphael Veiga jogando como volante.
O Verdão conseguiu chegar ao empate aos 32 minutos. Após chutão de John, o Palmeiras chegou na área com toques de cabeça. A bola sobrou para Maurício, que chutou cruzado, com o goleiro aceitando.
Mesmo assim, o cenário do jogo não mudou, tanto que o Fogão chegou ao segundo gol aos 38 minutos. Marlon Freitas fez um lançamento do meio da rua. Igor Jesus correu nas costas dos três zagueiros do Palmeiras, aproveitou o erro de cobertura de Victor Reis e bateu na saída de Weverton.
O Palmeiras tentou assumir o controle da partida no segundo tempo, colocando Lázaro, Felipe Anderson e Estevão para ter mais controle da bola. Apesar de boas jogadas da joia alviverde, o Verdão não teve nenhuma jogada que levou perigo a meta alvinegra na segunda etapa.
Com o resultado, o Botafogo tem a vantagem do empate na partida do Allianz Parque na próxima quarta (21). Já o Palmeiras precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.