O Campeonato Brasileiro de 2025, que começa neste sábado (29), terá uma novidade: com a intenção de combater a cera feita por muitos goleiros, haverá a regra dos 8 segundos.
Isso significa que existirá um tempo máximo para o goleiro ficar com a bola nas mãos, esses 8 segundos. Se o arqueiro não respeitar isso, o juiz dará um escanteio para o adversário.
Essa determinação é uma alteração de texto de regra da Fifa para 2025/26. Ela será utilizada no Mundial de Clubes deste ano. Mas o Brasileirão passará a ser o primeiro campeonato de ponta a utilizar essa novidade. Antes só aconteceram testes no sub-21 da Premier League e em Malta.
A comissão de arbitragem enviou um ofício para os clubes recentemente e determinou a nova regra.
Até agora, os goleiros não podiam ficar com a bola por mais de seis segundos com as mãos. Era previsto um tiro livre indireto como punição. Mas isso nunca funcionava na prática.
“A cera, a perda do tempo por parte do goleiro tem sido algo gritante, explícito, no futebol. O goleiro vai, se joga no chão, bota a bola nos braços, olha para o jogo, olha para o juiz, parece que ele tem todo tempo do mundo e não é assim. Com isso, o árbitro previne uma punição de surpresa e aplica a regra quando esse tempo de 8 segundos estoura”, disse o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Rodrigo Cintra.