Dois jogos do Campeonato Brasileiro podem ser decisivos para a briga por vaga na Copa Libertadores, nesta terça-feira (2). Mirassol e Fluminense já garantiram a classificação para o torneio, mas querem ficar no G5, para entrar direto na fase de grupos. Eles vão enfrentar, respectivamente, Vasco e Grêmio, que ainda possuem chances remotas de disputar a principal competição sul-americana. Faltam apenas duas rodadas para o Brasileirão acabar, então qualquer ponto será decisivo.
Atualmente os 5 melhores do Brasileirão garantem vaga na fase de grupos. Logo abaixo aparecem duas vagas na pré-Libertadores, criando o G7. Mas ainda existe a possibilidade surgir um G8, caso Fluminense ou Cruzeiro vençam a Copa do Brasil. E neste caso Vasco e Grêmio teriam chance disputar a Libertadores.
Vale destacar também que Vasco e Grêmio ainda possuem chances muito remotas de rebaixamento. Então qualquer ponto também é importante para trazer o alívio final nesse sentido.
Vasco x Mirassol, às 19h
O Mirassol está em 4º lugar, com 63 pontos. Se ganhar o jogo, já garante a vaga na fase de grupos da Libertadores. E mesmo com empate ou derrota, o time pode garantir essa vaga no decorrer da rodada, dependendo de outros resultados.
Já o Vasco está longe do G8 na classificação, pois é o 11º lugar. Mas está próximo na pontuação - tem 45 pontos contra 48 do São Paulo, 8º colocado. Precisa pontuar nas rodadas finais e torcer contra muitos adversários, inclusive contra o Grêmio.
Grêmio x Fluminense, às 21h30
O Fluminense está em 6º lugar, com 58 pontos. Ele pode terminar a rodada no G5, mas precisa vencer e torcer contra o Botafogo, que tem 59 pontos e enfrentará o Cruzeiro, fora de casa, na quinta-feira (4).
O Grêmio é o 10º colocado, com 46 pontos. Se vencer, já garante que vai "dormir" dentro do G8. Mas para terminar a rodada no 8º lugar, também precisaria de tropeços de São Paulo e Corinthians, que vão enfrentar Internacional e Fortaleza, respectivamente.