O Campeonato Paranaense de 2026 teve sua primeira fase concluída em ritmo acelerado, em apenas 19 dias, devido à antecipação do calendário por conta da Copa do Mundo. Ao todo, foram disputados 36 jogos, com 88 gols marcados, média de 2,4 por partida, definindo tanto os classificados às quartas de final quanto as equipes que seguem na luta contra o rebaixamento.
O grande destaque da fase inicial foi o Londrina, que terminou como líder isolado e único time invicto da competição. A equipe apresentou o melhor ataque, com 14 gols marcados, e a defesa menos vazada, sofrendo apenas três gols. A maior goleada do campeonato também ficou por conta do time londrinense, que venceu o Andraus por 6 a 1.
Nas quartas de final, o Londrina enfrenta o Independente São Joseense, dono do pior ataque do torneio. Outro confronto que chama atenção é entre Foz do Iguaçu e Athletico Paranaense, com o Foz sendo a grande surpresa da competição, garantindo a segunda melhor campanha geral e contando com o artilheiro do campeonato, Lucão, autor de cinco gols. O calendário terá uma breve pausa para o início do Brasileirão, com exceção de Athletico e Coritiba, que entram em campo nesta semana.
Na parte de baixo da tabela, quatro equipes disputam o chamado “Torneio da Morte”, que define os rebaixados. Andraus e Cascavel se enfrentam, assim como Galo Maringá e Maringá. O Galo terminou a primeira fase com a pior campanha geral, somando apenas três pontos. Já o Foz do Iguaçu consolida-se como representante do Oeste paranaense no mata-mata, coroando uma campanha consistente em seu retorno à elite estadual.