Esportes

Cascavel Futsal e Pato Futsal disputam vaga nas quartas de final da Liga Nacional

20 out 2024 às 09:12

Já parou para pensar se Cascavel Futsal e Pato Futsal se encontrassem na grande decisão da Liga Nacional? Seria, certamente, o maior clássico dos clássicos do futsal paranaense de todos os tempos. Se bem que os dois rivais, os únicos representantes do Paraná que já foram campeões da Liga, estão se encontrando com frequência em jogos eliminatórios. No entanto, ainda não se enfrentaram numa grande decisão, nem mesmo do Campeonato Paranaense da Série Ouro.

Isso porque, o clássico dos clássicos tem ocorrido antes da final. Em 2023, os dois se cruzaram nas semifinais do Estadual e o Pato avançou para a decisão para, posteriormente, levantar a taça. Na atual edição do Paranaense, os dois podem se cruzar novamente nas semifinais.

Na Liga Nacional, ambos estão no terceiro confronto seguido em jogos eliminatórios. Em 2022, o clássico ocorreu nas quartas de final. No ano passado, foi nas oitavas. E na Liga Nacional de 2024, novamente, Cascavel Futsal e Pato Futsal se cruzam nas oitavas. Isso significa que só um deles avançará para a próxima fase. Se o Pato passar vai em busca do tricampeonato. E se a Serpente Tricolor avançar segue na busca pelo bicampeonato. Nos dois encontros anteriores nos mata-matas da Liga, o Cascavel Futsal despachou o rival. E tenta eliminar o Pato pela terceira vez. Para isso terá que vencer o confronto de volta das oitavas de final, neste domingo (20), às 13h15, no ginásio Dolivar Lavarda, em Pato Branco.

Neste duelo das oitavas, o Pato tem uma ligeira vantagem. Isso porque ambos empataram em 2 a 2 no jogo de ida das oitavas de final, no ginásio da Neva. Em caso de um novo empate no tempo normal, o jogo vai para a prorrogação. E o Pato passa a jogar pelo empate porque teve melhor campanha na fase classificatória. Isso significa que o Cascavel Futsal terá que conquistar uma vitória, ou no tempo normal, ou na prorrogação para passar de fase.

O técnico do Cascavel Futsal, Deividy Hadson, amplia um pouco a vantagem do rival. Além da situação do regulamento, a maior vantagem do Pato será fazer o jogo de volta das oitavas em seu ginásio. Mas ele sabe que o time cascavelense terá que trabalhar para contornar essas duas desvantagens. “Eu acho que uma vantagem é sempre uma vantagem. Muitas equipes passam de fase ou ganham o título com uma pequena vantagem. No caso do Pato, a maior vantagem é fazer o jogo de volta em casa. No tempo normal não existe vantagem. Existe só na prorrogação. E se o Pato tem essa vantagem, nós temos que correr atrás para tirar essa vantagem e vencer o jogo”, disse o treinador cascavelense.

Betinho, técnico do Pato Futsal, não considera a vantagem do regulamento tão grande. E concorda com o técnico adversário que o apoio da torcida, ou seja, o fator casa, pode fazer a diferença.

 

Retrospecto

A história de Deividy Hadson no clássico com o Pato é recente. O treinador assumiu o Cascavel Futsal em maio deste ano. Logo, vivenciou os três duelos na temporada. E tem um retrospecto importante. Hadson inda está invicto no clássico dos clássicos. Em três jogos neste ano, foram dois empates e uma vitória da Serpente Tricolor. O detalhe é que os três jogos ocorreram no ginásio da Neva. O Cascavel Futsal joga pela primeira vez na casa do adversário neste ano. Mas no histórico entre os dois times, uma informação importante para o treinador. O Cascavel Futsal nunca perdeu um jogo de Liga Nacional jogando em Pato Branco.