Rogério Ceni e São Paulo se reencontram neste domingo, dia em que o Tricolor recebe o Bahia, às 16h (de Brasília), no Morumbis, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Essa será a primeira vez que o ídolo irá rever a torcida são-paulina desde que encerrou sua segunda passagem pelo clube como treinador, no ano passado.
Ceni permaneceu à frente do São Paulo entre outubro de 2021, quando foi contratado para substituir Hernán Crespo, e abril de 2023, quando acabou sendo demitido pela falta de resultados e também de desempenho.
Ao longo do período em que comandou o São Paulo pela segunda vez - a primeira foi em 2017 -, Rogério Ceni acumulou dois vice-campeonatos. O Tricolor foi derrotado pelo Palmeiras na final do Campeonato Paulista de 2022 e também perdeu a decisão da Copa Sul-Americana daquele ano, para o Independiente Del Valle, do Equador.
Agora, Ceni espera trilhar uma trajetória ainda mais vitoriosa no Bahia. O treinador conta com um elenco extremamente qualificado, fruto dos investimentos do Grupo City, que adquiriu o clube recentemente, e vem brigando ponto a ponto pela liderança do Campeonato Brasileiro com gigantes do futebol nacional, como Flamengo e Palmeiras.
Justamente por isso, a partida deste domingo tende a ser eletrizante. Mais de 40 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o reencontro de Rogério Ceni com a torcida são-paulina. Ou seja, Lucas, Calleri e companhia contarão com casa cheia para tentarem vencer e continuar a reabilitação na temporada após os tropeços recentes.
Vale lembrar que Ceni enfrentou o São Paulo no ano passado após deixar o clube, mas a partida foi na Arena Fonte Nova, em Salvador, onde o time comandado por Dorival Júnior levou a melhor por 1 a 0, graças ao gol de Caio Paulista nos acréscimos do segundo tempo.
Essa também será a oportunidade para Rogério Ceni conquistar a primeira vitória enfrentando o São Paulo. Desde que se tornou treinador, o ex-goleiro encarou o Tricolor nove vezes, somando dois empates e sete derrotas à frente de Fortaleza, Flamengo e Bahia.
Confira o retrospecto de Ceni contra o São Paulo como treinador:
2019
Fortaleza 0 x 1 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Fortaleza
2020
São Paulo 1 x 0 Fortaleza - Campeonato Brasileiro
Fortaleza 3 x 3 São Paulo - oitavas de final da Copa do Brasil
São Paulo 2 (10) x (9) 2 Fortaleza - oitavas de final da Copa do Brasil.
Flamengo 1 x 2 São Paulo - quartas de final da Copa do Brasil
São Paulo 3 x 0 Flamengo - quartas de final da Copa do Brasil
São Paulo 2 x 1 Flamengo - Campeonato Brasileiro
2023
Bahia 0 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro