O dia 5 de fevereiro é muito lembrado no futebol porque marca o aniversário de 5 grandes jogadores: Cristiano Ronaldo, Neymar, Tévez, Hagi e Cesare Maldini. Mas é claro que não nasceram apenas craques nessa data. Alguns jogadores mais comuns, que já foram até chamados de bagres por torcedores mais críticos, também fazer aniversário em 5 de fevereiro.
Veja a lista de 5 craques e 5 “bagres” do dia 5 de fevereiro:
Cristiano Ronaldo
O português já foi eleito o melhor jogador do mundo em 5 temporadas e conquistou diversos títulos importantes no Manchester United, Real Madrid, Juventus e na seleção de Portugal. Atualmente está no Al Nassr, buscar chegar aos mil gols na carreira e recentemente criou polêmica ao dizer que é o melhor jogador da história.
Neymar
O ídolo do Santos se destacou por Barcelona e PSG, além de se tornar o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. Porém, em 2023 ele sofreu uma grave lesão no joelho, mal conseguiu jogar pelo Al Hilal e está de volta ao Peixe para recuperar a carreira.
Carlos Tévez
Revelado no Boca Juniors, Tévez teve uma passagem rápida e marcante pelo Corinthians. Depois se firmou na Europa, principalmente nos times de Manchester e na Juventus. Aposentou-se em 2021 e atualmente é técnico, com passagens por Rosario Central e Independiente.
Gheorghe Hagi
Craque romeno, ele se destacou mundialmente pela seleção e pelo Steua Bucareste no final da década de 80. Depois também jogou por Real Madrid, Barcelona e Galatasaray. Quase comandou a Romênia até a semifinal da Copa de 94, quando foi eleito o 4º melhor jogador do mundo. Também virou técnico em times romenos e turcos.
Cesare Maldini
Foi zagueiro no Milan, entre as décadas de 50 e 60, e conquistou 4 títulos do Campeonato Italiano. É lembrado como um dos melhores defensores da época. Depois virou técnico e comandou a Itália na Copa do Mundo de 98 e o Paraguai na Copa de 2002. Em ambos casos foi eliminado por times que chegaram na final (França e Alemanha). Foi pai de outro grande jogador, o defensor Paolo Maldini. Morreu em 2016, aos 84 anos.
Adnan Januzaj
O belga Januzaj entra na lista de bagres pelo fator decepção. Quando surgiu no Manchester United, era tido como grande promessa, mas nunca se firmou. Passou a ser emprestado para times menores da Inglaterra e tem jogado com frequência na Espanha. Atualmente pertence ao Sevila e defende o Las Palmas, aos 30 anos, com 2 gols em 10 jogos na temporada.
Márcio Azevedo
Foi um lateral esquerdo nem sempre compreendido pelos torcedores, pois era mais forte defensivamente e apostava mais na raça do que na técnica. Então foi criticado em alguns times, chamado de bagre, mas teve passagens longas na maioria dos times, inclusive na Ucrânia. Aposentou-se no ABC, aos 38 anos, em 2023.
Rafael Santos
Lateral esquerdo revelado pelo Mirassol em 2017, Rafael foi para o Cruzeiro e passou por alguns empréstimos, sem destaque. Depois jogou com mais frequência na Raposa, em 2022, e atualmente está no Orlando City,
Guilherme Santos
Após começar a carreira no Vasco e passar pelo futebol espanhol, o lateral esquerdo Guilherme Santos passou por diversos clubes, sem se firmar por muito tempo. Recentemente foi anunciado no Brasiliense, aos 37 anos.
Marrony
Também entra na lista pelo fator decepção. Surgiu como promessa do Vasco, mas sempre foi muito irregular. Passou pelo Atlético-MG e foi contratado pelo Midtjylland, da Dinamarca, onde está até hoje, mas sem grande destaque.