O 32º Rally de Regularidade Transparaná movimenta o estado a partir deste sábado (14). Na terça-feira (17), os competidores seguem rumo a Londrina, com chegada programada no Autódromo Internacional Ayrton Senna. As motos devem começar a chegar por volta das 12h30, enquanto os UTVs e carros têm previsão de chegada às 14h. A cerimônia de premiação está marcada para as 20h.
Até o dia 21 de fevereiro, mais de 400 veículos vão percorrer trilhas e estradas de terra, passando por pelo menos 120 municípios paranaenses. O trajeto começa em Guaíra, na divisa com o Paraguai, e termina em Guaratuba, no litoral. Ao longo do evento, os participantes enfrentarão mais de dois mil quilômetros de percurso.
Nesta edição, competidores das categorias Rally 4×4, Trilha 4×4, Peabiru e Motos farão o mesmo trajeto, respeitando as características específicas de cada modalidade. As cidades-sede que recebem largadas e chegadas são Guaíra, Umuarama, Maringá, Londrina, Siqueira Campos, Castro, Colombo, Curitiba e Guaratuba.
O evento é promovido pelo Jeep Clube de Curitiba, pelo Trail Clube de Curitiba, pela Federação Paranaense de Automobilismo, pela Federação Paranaense de Motociclismo, pela Expedição Peabiru e pelo Rally Paraná, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes do Paraná, das prefeituras municipais das cidades-sede e com apoio da Polícia Militar do Paraná.
O Transparaná conta com patrocínio da Itaipu Binacional, Copel, Sanepar, Viaje Paraná, Secretaria de Esportes do Estado do Paraná, Verão Maior Paraná, Jogos de Aventura e Natureza e ProEsporte – Lei de Incentivo do Estado do Paraná. Também patrocinam o evento empresas do setor automotivo e off-road, como Dispauto Autopeças, Bonardi Indústria Química, Yokohama Tire Shop, ProTork, Sportbay Powersports, KTM, Can-Am, Ekron Off Road, GS Performance, Acassius Centro Gráfico, RL Cópias e Anbier Chopp.