A Fórmula 1 anunciou nesta terça-feira (17) a renovação do contrato com o Grande Prêmio do Canadá. Desta forma, a prova no Circuito Gilles Villeneuve, em Montreal, permanece no calendário da categoria pelo menos até o final de 2035.
O novo contrato vem após um acordo firmado entre a F1, o Governo do Canadá, o Governo da Província de Québec, a Prefeitura de Montreal e a Octane Racing Group, empresa responsável pela promoção da prova. Nos últimos anos, a companhia foi responsável por “investimentos significativos” no evento, segundo a própria F1, “modernizando a infraestrutura para atender a crescentes demandas”.
“Enquanto a Fórmula 1 comemora 75 anos, é justo anunciarmos uma extensão de contrato com o Grande Prêmio do Canadá, uma corrida com uma história incrível em nosso esporte e que leva o nome de uma verdadeira lenda, Gilles Villeneuve”, comemorou Stefano Domenicali, CEO da F1.
O Canadá recebe a F1 desde 1961, mas só entrou no calendário como etapa oficial a partir de 1967. Desde então, ficou fora do campeonato em apenas cinco anos: 1975, 1987, 2009, 2020 e 2021.
Com 4,36 km de extensão, o Circuito Gilles Villeneuve recebe a prova desde 1978 – inicialmente com o nome de Circuito da Ilha de Notre-Dame, o traçado passou a homenagear Villeneuve em 1982, após a morte do piloto no ano anterior. Antes, o GP do Canadá correu em Mosport Park e Mont-Tremblant.
“Gostaria de agradecer à promotora, Octane Racing Group, por seus esforços contínuos na modernização deste local emblemático nos últimos anos, e a todos os atores políticos locais, regionais e nacionais que trabalharam em conjunto para tornar este evento o que ele é hoje”, exaltou Domenicali.
“Gostaria também de agradecer aos nossos incríveis fãs canadenses. Estou ansioso para criar mais momentos inesquecíveis em Montreal com vocês nos próximos 10 anos”, completou.
Em nota conjunta, a prefeita de Montreal, Valérie Plante, e a ministra do Turismo do Canadá, Caroline Proulx, entre outras autoridades, comemoraram o novo compromisso com a F1.
“O Grande Prêmio do Canadá não apenas é o maior evento do país, mas também é um dos mais celebrados do mundo. Ele fez nossa cidade vibrar e brilhar na cena internacional, enquanto gera significativos benefícios econômicos para os negócios e para os cidadãos canadenses”, diz o texto.
“Este anúncio é uma expressão concreta de nosso compromisso compartilhado para novos desenvolvimentos do GP do Canadá e para assegurar seu sucesso sem igual nos anos que virão”, acrescenta o comunicado.