Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Londrina e região

FIFA aprova Londrina como subsede da Copa do Mundo Feminina 2027

Cidade terá o VGD como centro de treinamento de uma das seleções participantes do Mundial
30 set 2025 às 18:46
Por: Assessoria de Imprensa
Paraíba Drone/ Tarobá

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) anunciou, na tarde desta terça-feira (30), que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) aprovou Londrina como uma das subsedes da maior competição de futebol feminino do planeta, a Copa do Mundo Feminina 2027, que será realizada pela primeira vez no Brasil.


E entre os dois locais visitados pelos representantes da FIFA, no último dia 8 de setembro (Estádio Vitorino Gonçalves Dias e Estádio Municipal Jacy Scaff), a equipe de inspetores da entidade optou pelo VGD como uma possível base de seleções para a Copa do Mundo Feminina.


Os centros de treinamento serão definidos seis meses antes do início da Copa do Mundo, que irá ocorrer de 24 de junho a 25 de julho de 2027. O presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Felipe Prochet, que acompanhou a visita da equipe da FIFA, celebrou a escolha da cidade, entre 120 municípios de todo o país, como subsede da competição pela FIFA e a visibilidade que isso dará para Londrina, durante praticamente dois meses.


“Eles estimam que um mês antes do início da competição, o estádio já tem que estar cedido para a seleção, além de três ou quatro semanas durante a Copa. Para cidade é de extrema importância, vai colocar Londrina na principal vitrine internacional do futebol. É a primeira Copa do Mundo feminina que será realizada na América do Sul e Londrina entrou nessa escolha da FIFA. Essa foi a primeira fase, do contrato das cidades com a entidade. A partir de agora, as seleções de nível mundial já podem começar as visitas”, explicou Prochet.


VGD – Sobre o Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), o presidente da FEL disse que os representantes da FIFA gostaram, principalmente, da proximidade com o centro e da estrutura recém reformada do local.

Outras notícias

Campeonato Brasileiro de Jet Ski em Londrina promete reunir 20 mil pessoas

Copa do Brasil: Depay decide e Corinthians derrota Cruzeiro por 1 a 0

Arrascaeta brilha e Flamengo avança à semi da Copa Intercontinental


“Um dos motivos que eles escolheram o VGD, é que ele passou por uma reforma recente, em que o Londrina Esporte Clube preparou o estádio tanto para jogo quanto para centro de treinamento, então, teoricamente não vai necessitar de tanto investimento. A única observação na visita foi a requalificação do gramado, que, claro, vai precisar de uma atenção especial. O restante, uma adequação ou outra, coisa pequena que não vai demandar tanto investimento”, disse.


Infraestrutura da cidade – A questão logística e os equipamentos que a cidade tem também foram fatores cruciais nessa escolha, afirma o presidente da FEL. “Agradou muito. Até a localização, tanto do estádio quanto dos hotéis selecionados por eles, que são os hotéis centrais da cidade, e também a distância para o aeroporto. Então, a questão de deslocamento ficou muito próxima e isso foi um ponto que foi muito significativo nessa escolha”, afirmou Prochet.


Prochet explica ainda que o conceito de centro de treinamento para seleções inclui campo, hotel e aeroporto. O processo de escolha desses CTs para o Mundial 2027 inclui ainda uma análise das seleções sobre os locais; visitação das seleções às cidades; envio dos 3 CTs melhores avaliados por cada seleção; nova avaliação da FIFA e, por último, o anúncio dos 32 CTs escolhidos e das seleções que estarão presentes neles.


O prefeito Tiago Amaral comemorou a aprovação de Londrina como uma das subsedes da Copa do Mundo Feminina pela FIFA e toda a visibilidade que isso trará para a cidade, antes, durante e depois da competição.

“É uma notícia fantástica! Defendemos o potencial turístico da cidade para receber eventos de todo tipo e desde janeiro estamos trabalhando para que isso se concretize. Esse anúncio de hoje é uma prova desse trabalho, que é resultado de planejamento e ação”, disse o prefeito.


A Prefeitura já protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de lei (306/2025) autorizando o Londrina Esporte Clube a ceder o VGD à FIFA para ser utilizado como centro de treinamento durante os dias da competição.


Escolha do Brasil – O Brasil foi escolhido como país-sede da principal competição de futebol feminino do planeta durante o 74º Congresso da FIFA, realizado em maio de 2024, em Bangkok, na Tailândia. Na votação, a candidatura brasileira superou a proposta conjunta de Bélgica, Holanda e Alemanha, obtendo 119 votos contra 78. A escolha representou um marco histórico, pois será a primeira vez que a competição será realizada na América do Sul.


Oito cidades-sede receberão os jogos da Copa: Rio de Janeiro (Maracanã); Belo Horizonte (Mineirão); Salvador (Arena Fonte Nova); São Paulo (Arena Corinthians); Brasília (Estádio Nacional); Fortaleza (Arena Castelão); Porto Alegre (Estádio Beira-Rio); e Recife (Arena Pernambuco).

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Preso torcedor vascaíno que iria tumultuar semifinal da Copa do Brasil

Esportes
Imagem de destaque

Bruno Henrique prega cautela com Flamengo no Mundial: "Sem jogo fácil"

Esportes

Técnico do PSG não quer enfrentar o Flamengo: "Prefiro Pyramids"

Esportes

Com Xabi Alonso na berlinda, Real Madrid e City se enfrentam pela Champions

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Casal é flagrado em ato obsceno em plena luz do dia no Bosque Central de Londrina

Cidade
Cascavel e região

O que se sabe até o momento da morte de homem em veículo incendiado no Interlagos

Cidade
Londrina e região

Moradores se mudam de chácara por medo após invasão de homem em Londrina

Cidade
Londrina e região

Alerta de sequestro em Londrina era desentendimento comercial, confirma PM

Cidade
Londrina e região

Sistema de Pouso por Instrumentos (ILS) será inaugurado no aeroporto nesta quarta-feira

Podcasts

Podcast Café Com Edu Granado | EP 42 | A Comunicação Liberta | Jeniffer Koyama

Podcast Falando de Gestão | EP 40 | A Importância da Capacitação Profissional | Ricardo Matsumoto

Podcast Pod Tah | EP 38 | Os Desafios do Empreendedorismo | Fernanda Garcia

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.