Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Esportes
Brasil

Filipe Luís se explica após fala sobre Vini Jr e repudia racismo

Treinador do Flamengo publica nota após repercussão negativa e reafirma apoio ao atacante brasileiro
20 fev 2026 às 19:31
Por: Band
REUTERS/Rodrigo Valle

O técnico do Flamengo, Filipe Luís, se explicou nesta sexta-feira (20) após a repercussão de sua fala sobre o caso envolvendo Vinícius Júnior. Em nota oficial, o treinador afirmou que não teve a intenção de relativizar a denúncia de racismo feita pelo atacante e reforçou que “racismo é crime no Brasil” e deve ser combatido com rigor.


A declaração inicial aconteceu após a derrota do Flamengo para o Lanús, em Buenos Aires, quando Filipe foi questionado por um jornalista argentino sobre o episódio ocorrido na Champions League. Na ocasião, o treinador afirmou que o caso era “palavra de um contra a de outro” e destacou que sempre foi bem recebido na Argentina. A fala gerou críticas de torcedores e parte da imprensa.


Diante da repercussão, o técnico publicou um posicionamento detalhando o contexto da resposta e reafirmando seu apoio ao jogador brasileiro.

Outras notícias

Surfe terá menos vagas olímpicas via WSL nos Jogos de Los Angeles

Bortoleto elogia progresso da Audi na F1 e se diz ansioso para temporada

São Paulo renova contrato de Luciano até 2028, e atacante se manifesta


Nota completa de Filipe Luís

“Após a partida de ontem contra o Lanús, durante a coletiva de imprensa organizada pela Conmebol, minutos após o fim do jogo, fui questionado por um repórter argentino. Ele iniciou seu raciocínio citando mais um caso de racismo sofrido por Vinícius Júnior, quando me perguntou como o Flamengo foi recebido nas últimas vezes em que esteve no país.


Ao longo da resposta, procurei abordar minhas experiências pessoais na Argentina. Em momento algum tive a intenção de relativizar ou minimizar qualquer atitude racista.


Reconheço que minha fala, diante da extrema sensibilidade do tema, pode ter aberto margem para interpretações distintas. Por isso, considero fundamental reforçar publicamente minha posição, que sempre foi inegociável: o racismo é crime no Brasil e deveria ser tratado com o mesmo rigor em todos os países. Trata-se de uma conduta inaceitável, que deve ser combatida e punida de maneira firme. O futebol, como espaço de diversidade e integração, não pode tolerar qualquer forma de discriminação.


Reforço ainda que, antes da partida, em entrevista exclusiva ao detentor de direitos, expus minha visão sobre o episódio, classificando como covarde a atitude do jogador que tapou a boca para praticar atos racistas. Jamais colocaria em dúvida a palavra da vítima em um caso grave como esse.


Por fim, reitero meu total apoio a Vinícius Júnior em mais um lamentável episódio envolvendo racismo no esporte, algo que já não deveria mais ocorrer, mas que infelizmente ainda se repete e, muitas vezes, passa impune”.


O caso citado envolve a denúncia feita por Vinícius Júnior após a vitória do Real Madrid por 1 a 0 sobre o Benfica, pela Champions League. Segundo o atacante, o argentino Gianluca Prestianni teria feito gestos ao tapar a boca com a camisa enquanto falava com o brasileiro.


Após a repercussão das declarações, Filipe Luís voltou a público para esclarecer sua posição e reiterar que o racismo deve ser combatido de forma firme no futebol e fora dele.

Veja também

Relacionadas

Esportes
Imagem de destaque

Unicesumar renova patrocínio ao Londrina EC e amplia apoio ao esporte

Esportes
Imagem de destaque

Flamengo joga mal e inicia Recopa Sul-Americana com derrota

Esportes

Corinthians é eficiente e derrota Athletico na Arena da Baixada

Esportes

Luisa Stefani e Gabriela Dabrowski avançam às semis do WTA de Dubai

Mais Lidas

Cidade
Cascavel e região

Adolescente pede ajuda após ameaças e agressões dentro de casa em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Prefeitura prepara plano inédito para população em situação de rua em Londrina

Cidade
Londrina e região

Boca Aberta é preso após invadir Prefeitura de Cambé durante protesto

Cidade
Londrina e região

Família denuncia HU de Londrina por suposta negligência após cirurgia de jovem

Cidade
Londrina e região

Santa Casa de Londrina busca familiares de paciente desconhecido em estado grave

Podcasts

Podcast Pod Fala com a Tai | EP 9 | Os Bastidores do Mundo da Música | Orlando Baron

Podcast Arte do Sabor | EP 12 | Como harmonizar com azeite? | Flávio Fontana

Podcast Café Com Edu Granado | EP 53 | A Nobreza da Advocacia | Victor Rocha

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.