Esportes

Final da Liga Europa: Tottenham busca quebrar 17 anos sem título após fazer história em 2008

20 mai 2025 às 09:55

O Tottenham vai para a final da Liga Europa de 2024/25 em busca de levantar o seu primeiro título desde 2008. Os Spurs não conquistam um troféu desde a temporada 2007/08, quando levantaram o caneco da Copa da Liga Inglesa. O adversário era um rival de Londres e um dos grandes clubes da Inglaterra: o Chelsea.


A vitória diante dos Blues é uma das maiores da história do Tottenham. O Chelsea saiu na frente na decisão em Wembley com Drogba, de falta, aos 39 minutos do primeiro tempo. O empate, no entanto, veio com Berbatov aos 25 da segunda etapa. Com o empate no tempo regulamentar, o jogo foi para prorrogação e Woodgate deu a vitória ao Spurs ao marcar aos quatro dos primeiros 15 minutos adicionais.


A equipe do Tottenham era comandada pelo técnico espanhol Juande Ramos e tinha nomes históricos, como Paul Robinson, goleiro da Inglaterra na Copa do Mundo de 2006, Robbie Keane, um dos maiores nomes do futebol da Irlanda, e Berbatov, que marcou 322 gols na carreira.


Curiosamente, o Manchester United, rival do Tottenham na final da Liga Europa, também teve sucesso diante do Chelsea naquela temporada. Os Diabos Vermelhos conquistaram a Liga dos Campeões da Europa diante dos Blues nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar. Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo naquela temporada.


Tottenham e Manchester United se enfrentam nesta quarta-feira (21), às 16h (Brasília), no Estádio San Mamés, em Bilbao, na Espanha, pela decisão da Liga Europa 2024/25. A TV Band, o Bandplay e o band.com.br transmitem a partida ao vivo e de graça para todo o Brasil.



    Ficha técnica: Tottenham 2x1 Chelsea - Final Copa da Liga Inglesa - 2008


    Data: 24 de fevereiro de 2008


    Horário: 12h (Brasília)


    Local: Estádio Wembley, Londres, Inglaterra


    Público: 87.600


    Escalação do Tottenham: Robinson; Hutton, Woodgate, King, Chimbonda; Lennon, Jenas, Zokora, Malbranque; Robbie Keane e Berbatov; Técnico: Juande Ramos


    Escalação do Chelsea: Cech; Belletti, Terry, Ricardo Carvalho, Bridge; Mikel, Wright-Phillips, Lampard, Essien, Anelka; Drogba; Técnico: Avram Grant


    Gols: Didier Drogba (1ºT, 39'), Berbatov (2ºT, 25'), Woodgate (1ºT prorrogação, 4')