O Palmeiras, enfim, venceu a sua primeira partida na Copa de Mundo de Clubes da Fifa na tarde desta quinta-feira. A equipe alviverde venceu o Al Ahly por 2 a 0 no MetLife Stadium, em Nova Jersey, e saltou à liderança do grupo A com quatro pontos, três de vantagem sobre os outros times da chave - Porto e Inter Miami ainda entram em campo hoje.
O nome do jogo veio do banco de reservas: Flaco López foi acionado no intervalo de jogo após um primeiro tempo de poucas chances e mudou o jogo. Logo aos 4min, ele saltou entre zagueiros do time egípcio após cruzamento na área e viu Abou Ali desviar contra as próprias redes. Dez minutos depois, o argentino foi lançado por Maurício, outro que saiu do banco, ganhou de Yasser na velocidade e finalizou no canto esquerdo do gol.
A partida foi interrompida logo após o segundo gol palmeirense, aos 17min do segundo tempo por ameaça de tempestade e assim ficou por 35 minutos para o reinício do jogo.
Se fez ótima apresentação diante do Porto, o Palmeiras foi inócuo e jogou um péssimo futebol na primeira etapa. As escolhas de Abel Ferreira por Raphael Veiga e Facundo Torres nas vagas de Maurício e Felipe Anderson, titulares na estreia, se mostraram erradas.
O time não funcionou nos primeiros 45 minutos, viu o rival ter mais a bola e volume de jogo e voltou a ser dependente dos lampejos de brilho de Estêvão, que repetiu o velho roteiro de abrir a defesa com seu talento, mas falhar nas finalizações.
Veiga, em especial, foi um dos piores em campo. Errou quase tudo que tentou e ainda recebeu o vermelho após carrinho no meio de campo. O árbitro Anthony Taylor, porém, reviu sua decisão quando foi ao monitor do VAR, retirou a expulsão e apresentou o amarelo para o meio-campista.
A história mudou no intervalo, no momento em que Abel Ferreira corrigiu seus erros ao tirar Veiga e Vitor Roque, outro que viveu uma tarde infeliz, e lançou mão de Maurício e Flaco López. Os dois transformaram a equipe, deram frescor e foram protagonistas da vitória.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 2 X 0 AL-AHLY
PALMEIRAS - Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Aníbal Moreno, Richard Ríos e Raphael Veiga (Maurício); Estêvão (Vanderlan), Facundo Torres (Paulinho) e Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira.
AL-AHLY - Elshenawy; Hany, Achraf, Ibrahim e Attiah-Allah (El Shahat); Ben Romdhane e Marawan Attia; Zizo, Fathy (Afsha) e Trezeguet (Bencharki); Abou Ali (Gradisar). Técnico: José Riveiro.
GOLS - Abou Ali (contra), aos 4, e Flaco López, aos 13 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Anthony Taylor (Inglaterra).
CARTÕES AMARELOS - Raphael Veiga, Richard Ríos, Giay e Piquerez (Palmeiras); Fathy, Attiat-Allah e Marawan Attia (Al-Ahly).
PÚBLICO - 35.179 torcedores.
RENDA - Não divulgada.
LOCAL - MetLife Stadium, em East Rutherford (EUA).