Esportes

Futebol masculino abre Olimpíada sem Brasil, mas com Henry

24 jul 2024 às 10:45

A cerimônia de abertura da Olimpíada de 2024 só vai acontecer na sexta-feira (26). Mas alguns esportes terão jogos antecipados. O primeiro deles é o futebol masculino, que não tem a Seleção Brasileira dessa vez, mas conta com outras atrações.


Logo no primeiro jogo, por exemplo, a seleção argentina sub-23 entrará em campo. É um time treinado por um ex-jogador conhecido do público brasileiro: Javier Mascherano, ex-Corinthians, estará no comando. A partida de estreia será contra Marrocos, a partir das 10 horas.


A Argentina tem outro nome que é importante para o Brasil, Thiago Almada, recém-contratado pelo Botafogo. Ele custou cerca de R$ 130 milhões, na maior compra de um time brasileiro na história. E na Olimpíada ele será o camisa 10 e principal organizador do meio-campo argentino. Só depois dos Jogos ele vai defender o Botafogo.




Henry técnico e outras atrações


Thierry Henry, craque histórico da seleção francesa, será o técnico da seleção sub-23 da França, que vai buscar o ouro olímpico em casa. A equipe vai estrear nesta quarta também, contra os Estados Unidos, às 16h.


Outro técnico conhecido na Olimpíada é o brasileiro Rogério Micale, que comanda a seleção do Egito. Ele foi campeão olímpico com o Brasil em 2016. E buscará o bi a partir desta quarta, às 12h, em jogo contra a República Dominicana.


Entre os jogadores também existem outros nomes que merecem destaque, por exemplo: o espanhol Álex Baena, campeão da Eurocopa 2024; Michael Olise, recém-contratado pelo Bayern de Munique; Julian Álvarez, do Manchester City e campeão do mundo pela Argentina; Hakimi, astro de Marrocos; Naby Keita, líder de Mali; e Enciso, promessa do Paraguai.



Grupos do futebol olímpico masculino


Ao todo 16 seleções disputam a Olimpíada. Elas foram divididas em quatro grupos. Os dois melhores avançam e começam o mata-mata. Veja os grupos:


Grupo A: França, Estados Unidos, Guiné e Nova Zelândia

Grupo B: Argentina, Marrocos, Iraque e Ucrânia

Grupo C: Espanha, Egito, Uzbequistão e República Dominicana

Grupo D: Israel, Paraguai, Japão e Mali


A final olímpica está agendada para 9 de agosto, no Parque dos Príncipes, estádio do PSG.