Esportes

Gabriel Bortoleto pode conquistar título da Fórmula 2 na etapa do Catar

29 nov 2024 às 08:34

Após mais de dois meses sem disputar uma corrida na F2, Gabriel Bortoleto volta à pista neste fim de semana para a etapa do Catar, a penúltima da temporada. Líder do Campeonato por 4,5 pontos de vantagem, o brasileiro pode se consagrar campeão da categoria neste fim de semana. O cenário é improvável, mas pode acontcer com uma combinação de resultados. 


    Atualmente, o brasileiro lidera o campeonato da F2, com 4,5 pontos a mais que o vice-líder, Isack Hadjar (169,5 contra 165).. Cada etapa é composta por duas corridas (corrida Sprint e corrida principal), com pontuações difentes. Enquanto na Sprint pontuam os oito primeiros, com 10 pontos para o vencedor e 1 para o oitavo, na corrida principal pontuam dez pilotos, sendo 25 pontos para o vencedor e 1 para o décimo.


    Como na F2, a pontuação máxima que um piloto pode atingir é de 39 pontos (2 de pole position + 1 de volta mais rápida na Sprint + 10 da vitória Sprint + 1 de volta mais rápida na corrida principal + 25 da vitória Sprint), até o final do ano são 78 pontos em jogo. Como Bortoleto tem 4,5 pontos a mais que Hadjar, para ele ser campeão, ele precisa sair do Catar com vantagem superior a 39 pontos, ou seja, precisa fazer 35 a mais nesta etapa. 


    Para isso, Gabriel o brasileiro precisa as duas corridas do fim de semana e torcer para o francês zerar a pontuação na etapa inteira. Um segundo lugar na Sprint, com vitória na corrida principal e mais dois pontos, sejam de volta mais rápida ou de pole, também garantem o título (desde que Hadjar não pontue). 


    Se Hadjar anotar um ponto, isso obriga Gabriel a fazer 36. No caso de dois pontos do francês, Bortoleto precisaria de 37 e assim por diante até 39 pontos. Se Hadjar fizer 5 pontos, a disputa do título vai para Abu Dhabi. 


    Vale ressaltar que o máximo de pontos que Bortoleto somou em uma etapa foi no fim de semana da Áustria, onde conquistou sua primeira vitória. Na ocasião, com o quarto lugar na Sprint (5 pontos) e a vitória na corrida principal (25 pontos), Gabriel deixou o circuito de Spielberg com 30 pontos somados. 


    Que mais marcou pontos em uma única rodada foi Zane Maloney, que venceu as duas corridas da etapa do Bahrein, com direito a volta mais rápida na corrida principa, chegando aos 36 pontos. Inclusive, Maloney, que é terceiro na tabela, também tem chances matemáticas de conqusitar o título, já que possui 135 pontos. Contudo, o piloto de Barbados não vai disputar a última corrida, em Abu Dhabi, já que se junta à equipe Lola Yamaha ABT, que disputará a temporada 2024-2025 da Fórmula E. A estreia será no E-Prix de São Paulo, no mesmo fim de semana da última etapa da F2. 


    Ainda que seja um cenário improvável, vale lembrar do feito de Bortoleto na etapa da Itália, em Monza, quando o piloto venceu a corrida principal após largar em último. Também largando de último na Sprint, o brasileiro foi oitavo. 


    Gabriel vem de título como novato na Fórmula 3 em 2023, e também como estreante lidera a Fórmula 2. Poucos conseguiram o feito de vencer as duas categorias logo de cara.


    Neste ano, Bortoleto ganhou na Áustria (corrida principal) e na Itália (corrida principal), largando em último em Monza e subindo no lugar mais alto do pódio – um feito inédito. Apenas um gostinho do que podemos sentir em breve com um piloto brasileiro na Fórmula 1.