O lateral-esquerdo Jordi Alba anunciou nesta terça-feira (7) que vai se aposentar do futebol ao fim da atual temporada da Major League Soccer (MLS). Aos 36 anos, o espanhol defende atualmente o Inter Miami e comunicou sua decisão em um vídeo publicado nas redes sociais.
“Faço isso com absoluta convicção, plenitude e felicidade, porque sinto que percorri este caminho com toda a paixão possível. Agora é o momento certo para abrir uma nova etapa e encerrar a anterior com as melhores sensações”, declarou o jogador.
Parceiro de Messi e símbolo de uma geração vitoriosa
Companheiro de Lionel Messi, Sergio Busquets e Luis Suárez no clube americano, Jordi Alba marcou época ao lado dos mesmos nomes no Barcelona. No time catalão, conquistou 17 títulos, incluindo cinco edições da LaLiga, a Liga dos Campeões de 2015 e o Mundial de Clubes. Foram 459 partidas, 27 gols e 99 assistências vestindo a camisa azul-grená.
Carreira vitoriosa e legado na Espanha
Revelado pelo Valencia, Alba retornou ao Barcelona em 2012, onde se consolidou como um dos laterais mais ofensivos e regulares do futebol mundial. Conhecido pela velocidade e precisão nos cruzamentos, o espanhol se tornou peça fundamental do estilo de jogo que marcou a era de ouro do clube.
Pela seleção da Espanha, disputou 93 partidas, marcou 10 gols e ergueu dois troféus: a Eurocopa de 2012 e a Nations League de 2023. Em 2023, se juntou ao Inter Miami, reencontrando Messi e Busquets na reta final da carreira.