Esportes

Lucas Moraes revela desafios após acidente de moto: "Migração para as 4 rodas foi natural"

21 ago 2025 às 19:17

Lucas Moraes é hoje um dos principais nomes do rally mundial, tricampeão do Rally dos Sertões e primeiro brasileiro a conquistar um pódio no Dakar na categoria carros. Porém, o caminho até esse patamar foi marcado por uma transição das duas paras quatro rodas após um acidente. 


“Eu comecei nas motos, andando de moto. Com 4 anos fiz a primeira corrida e foi sempre um programa de família de fim de semana. Dos 15 aos 21, foquei na moto como profissão mesmo, e depois tive uma lesão no quadril. Aí falei: ‘agora não posso mais andar de moto e as quatro rodas foi uma migração mais natural’”, disse Moraes em entrevista ao Fórmula Band. 


Após a mudança, Lucas direcionou sua carreira para os ralis nacionais, conquistando o Sertões pela primeira vez em 2019, o que abriu portas para o cenário internacional. Hoje, ele disputa o W2RC pela Toyota, integrando a equipe Toyota Gazoo Racing.

Preparação para o Rally Dakar

Sobre o Dakar, considerado o rally mais difícil do mundo, Lucas destacou o peso da preparação mental para encarar duas semanas de prova em condições extremas:


“Eu diria que o Dakar talvez seja um dos eventos que mais exige a parte mental. São duas semanas de prova, horas e horas dentro do carro e muita pressão. A primeira semana tem muita técnica e preparo físico, mas na segunda começa a ser muito mental. A gente tem que ser rápido no lugar que nunca passou, interpretando o que o navegador está passando”, explicou.


Além do cansaço físico e da necessidade de manter a concentração, o piloto revelou outro desafio curioso: o estômago. Lucas chegou a passar mal nos primeiros treinos nas dunas, mas treinou e hoje considera essa condição sob controle. 


"Quero estar ainda mais preparado para buscar o topo no Dakar. Aprendi muito este ano, principalmente sobre estratégia e leitura de terreno, e isso fará a diferença para o próximo desafio", finalizou o piloto.