Operário e Maringá disputam, neste sábado (29), o título do Campeonato Paranaense, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa, às 16h. A final marca o retorno de uma decisão entre equipes do interior após quatro anos.
A primeira partida, no Estádio Willie Davids, em Maringá, terminou empatada por 2 a 2, o que deixa a decisão totalmente aberta, ou seja, uem vencer no tempo normal leva o troféu. Em caso de novo empate, a disputa será decidida nos pênaltis.
O Operário, por ter a melhor campanha na fase de grupos, garante o direito de decidir em casa. O time de Ponta Grossa, sob o comando de Bruno Pivetti, somou sete vitórias, sete empates e duas derrotas nos 16 jogos do campeonato, com 24 gols marcados e 16 sofridos. Essa será a primeira final de Pivetti à frente do Fantasma, após substituir Rafael Guanaes nesta temporada.
O Maringá, comandado por Jorge Castilho desde 2021, também teve sete vitórias, mas acumulou cinco derrotas e quatro empates. Com o melhor ataque da competição, com 27 gols, a equipe sofreu 19. O Dogão busca o primeiro título estadual de sua história.
Para o Operário, a conquista seria o segundo título do Paranaense, após o título de 2015, quando derrotou o Coritiba. Já para o Maringá, o campeonato representa a chance de uma vitória inédita.