Max Verstappen chega ao Grande Prêmio de Las Vegas com a chance de ser tetracampeão de Fórmula 1. E a possibilidade é maior do que você imagina.
Com 393 pontos, o holandês da Red Bull é líder do campeonato. O principal obstáculo para o título de 2024 é Lando Norris, da McLaren, que tem 331 pontos e é vice-líder.
Para ser campeão, Verstappen precisará terminar o fim de semana com uma vantagem de pelo menos 60 pontos sobre Norris. O total equivale ao número de pontos em disputa nas próximas etapas do campeonato, no Catar (29 de novembro a 1º de dezembro) e em Abu Dhabi (6 a 8 de dezembro).
Neste cenário, mesmo se Verstappen zerar nas provas em questão e Norris somar todos os pontos possíveis, inclusive vencendo a corrida sprint em Lusail, os dois pilotos terminariam empatados. Assim, o holandês levaria a melhor no número de vitórias: oito a cinco.
Como a diferença entre os dois é de 62 pontos antes do GP de Las Vegas, Verstappen pode ser campeão no fim de semana até se chegar atrás de Norris. Confira os cálculos para o título de Max Verstappen por posição:
Se for 1º: Será campeão, independente de quem fizer a melhor volta
Se for 2º: Será campeão se Norris não vencer, independente de quem fizer a melhor volta
Se for 3º: Será campeão se fizer a melhor volta e Norris não vencer
Se for 4º: Será campeão se fizer a melhor volta e Norris for no máximo 3º
Se for 5º: Será campeão se Norris for no máximo 4º (sem melhor volta)
Se for 6º: Será campeão se Norris for no máximo 5º (sem melhor volta)
Se for 7º: Será campeão se Norris for no máximo 6º (sem melhor volta)
Se for 8º: Será campeão se Norris for no máximo 7º (sem melhor volta)
Se for 9º: Será campeão se Norris for no máximo 8º (sem melhor volta)
Se for 10º: Será campeão se Norris for no máximo 9º (com ou sem melhor volta); se Verstappen fizer a melhor volta, será campeão se Norris foi no máximo 8º
Se for no máximo 11º: Será campeão se Norris for no máximo 9º (sem melhor volta) ou 10º (com melhor volta)
Alguns cenários são bem simples e favoráveis a Verstappen. Se chegar à frente de Norris, independente das posições de ambos, conquista o título. Se o britânico da McLaren não somar pelo menos três pontos, nem precisará fazer contas com base na pontuação do rival da Red Bull.